Rússia ataca a Ucrânia; explosões são ouvidas em várias cidades

Biden, União Europeia e países aliados reagem; Departamento de Defesa dos EUA rastreia incursão de tropas da Belarus por território ucraniano




Escrito por

Quinta, 24 Fevereiro 2022 05:19

Após dias de escalada de tensão e ameaças, a Rússia de Vladimir Putin atacou a Ucrânia nas primeiras horas desta quinta-feira (24).

Pouco depois de Putin ter autorizado, em pronunciamento pela TV, uma operação militar nas regiões separatistas do leste da Ucrânia, explosões e sirenes foram ouvidas em várias cidades do país, segundo relatos de repórteres da CNN. A Ucrânia informou que pelo menos oito pessoas morreram e nove ficaram feridas.

Em seu pronunciamento, Putin justificou a ação ao afirmar que a Rússia não poderia “tolerar ameaças da Ucrânia”. Putin recomendou aos soldados ucranianos que “larguem suas armas e voltem para casa”. O líder russo afirmou ainda que não aceitará nenhum tipo de interferência estrangeira.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky anunciou que impôs a lei marcial no país e pediu que a população permaneça calma.

“Caros cidadãos ucranianos, esta manhã o presidente Putin anunciou uma operação militar especial em Donbas. A Rússia realizou ataques contra nossa infraestrutura militar e nossos guardas de fronteira. Ouviram-se explosões em muitas cidades da Ucrânia. Estamos introduzindo a lei marcial em todo o território do nosso país”, declarou.

O ministro ucraninano de Relações Exteriores, Dmytro Kuleba, afirmou que Putin ordenou invasão de larga escala. “Cidades pacíficas da Ucrânia estão sob ataque. Esta é uma guerra de agressão”, escreveu.

Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia descreveu a ação militar da Rússia como um “ato de guerra”, em um comunicado publicado nas redes sociais.

A reação da comunidade internacional foi imediata. Em declaração divulgada pela Casa Branca na madrugada desta quinta, o presidente americano Joe Biden disse que a “Rússia sozinha é responsável pela morte e destruição que esse ataque trará”.

“Me reunirei (nesta quinta) com os líderes do G7, e os Estados Unidos e nossos aliados e parceiros imporão severas sanções à Rússia”, afirmou Biden logo após falar ao telefone com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.

A União Europeia também criticou os ataques. Segundo a chefe da Comissão Executiva do bloco, Ursula von der Leyen, a União Europeia responsabilizará Moscou pelo ataque “injustificado” à Ucrânia.

“Nestas horas sombrias, nossos pensamentos estão com a Ucrânia e as mulheres, homens e crianças inocentes que enfrentam esse ataque não provocado e temem por suas vidas”, disse von der Leyen no Twitter.

Os líderes da UE devem realizar uma cúpula de emergência em Bruxelas nesta quinta-feira, depois que uma primeira rodada de sanções da UE à Rússia entrou em vigor na quarta-feira (23). Embaixadores da Otan também marcaram uma reunião de emergência para esta quinta.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, afirmou que “o Reino Unido e nossos aliados responderão de forma decisiva”. Já o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, disse nesta quinta que a situação na Ucrânia é “tensa” e que trabalhará com os países do G7 sobre o assunto.

A China manteve a cautela. O embaixador da China nas Nações Unidas, Zhang Jun, pediu a todas as partes envolvidas na crise Ucrânia-Rússia que “mantenham a cabeça fria e racional”.

“É especialmente importante no momento evitar o aumento das tensões”, disse Zhang em uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU na noite de quarta-feira. “Todas as partes envolvidas devem exercer moderação e evitar uma maior escalada de tensões”, disse ele, acrescentando que a China acredita que a “porta para uma solução pacífica para a questão da Ucrânia não está totalmente fechada”.

A Embaixada da China na Ucrânia pediu que os cidadãos chineses fiquem dentro de casa e coloquem bandeiras chinesas em seus carros “por segurança”.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, que pare de “atacar a Ucrânia” e dê uma chance à paz.

Em meio às explosões relatadas pelos repórteres da CNN, militares russos negavam que as cidades ucranianas estavam sendo alvo de ataques. “As Forças Armadas russas não estão lançando mísseis ou ataques de artilharia nas cidades da Ucrânia. Armas de alta precisão destroem a infraestrutura militar: aeródromos militares, aviação, instalações de defesa aérea das Forças Armadas da Ucrânia”, afirma comunicado russo. “A população civil não está em risco.”

Separatistas apoiados pela Rússia também entraram em ação e disseram nesta quinta-feira terem lançado uma ofensiva na cidade de Shchastia, controlada pela Ucrânia, na província de Luhansk.

 

FONTE: CNN Brasil


COMENTÁRIOS


Importante! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.



MAIS DO BAMBUINEWS

Arroz

Indústria negocia compra de arroz da Tailândia para compensar perdas previstas no RS

Estado, que sofre com inundações, responde por 70% da produção nacional do grão. Associação das indústrias brasileiras deve importar 75 mil toneladas do cereal do país asiático.
Quarta, 08 Maio 2024 07:26 - em Brasil
Reajuste aos servidores

Haddad descarta aumento para servidores em 2024: “Orçamento está fechado”

Declarações foram dadas em rápida entrevista coletiva, após reunião da Junta de Execução Orçamentária (JEO), a pedido da ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck
Quarta, 10 Abril 2024 15:25 - em Brasil
DPVAT

Câmara aprova retorno do seguro DPVAT

O projeto seguirá para análise e votação no Senado. Caso seja aprovado, as mudanças entrarão em vigor após a sanção presidencial.
Quarta, 10 Abril 2024 15:10 - em Brasil
Vacinação

Vacinação contra a gripe

A vacinação é realizada nas Unidades Básicas de Saúde e é preciso apresentar cartão de vacinação, cartão do SUS e CPF.
Terça, 26 Março 2024 08:42 - em Bambuí
Dengue

Arrastão contra a dengue nos bairros Açudes e Vista Alegre com sucesso

E o arrastão contra a dengue vai continuar. Desta vez será nos bairros Luchesi, Bela Vista e Senhora Santana, sexta-feira, dia 22 de março a partir das 7h.
Quinta, 21 Março 2024 17:54 - em Bambuí
Mutirão contra a Dengue

Arrastão contra a Dengue nos bairros Açudes e Vista Alegre

Quarta-feira, dia 20, haverá um arrastão no bairro Açudes e no loteamento Vista Alegre
Quarta, 20 Março 2024 12:02 - em Bambuí
Exames

Mudança no horário de marcação de exames

Os agendamentos serão de 8:30 até as 10h na UBS São Sebastião. E serão distribuídas 20 fichas por dia. Desta forma não haverá mais a necessidades de as pessoas chegarem de madrugada para ficar na fila a fim de fazer a marcação dos exames. Destes 20 exames, 10 serão realizados na própria UBS São Sebastião e os outros 10 serão feitos no Hospital Nossa Senhora do Brasil. Não adianta ir direto no hospital, tem de passar pela UBS primeiro.
Segunda, 11 Março 2024 07:12 - em Bambuí
Acidente

Em Bambuí: Carro é arrastado por trem ao tentar cruzar linha férrea e idoso fica ferido

A VLI informou nesta terça-feira (5) que o carro não respeitou a sinalização e avançou sobre a passagem em nível enquanto uma composição se aproximava da travessia.
Terça, 05 Março 2024 17:15 - em Bambuí
Drogas

Homem é preso por tráfico de drogas

O autor (28 anos) foi preso em flagrante delito pelo crime de tráfico ilícito de drogas e foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil em Bambuí juntamente com as drogas apreendidas.
Terça, 05 Março 2024 10:26 - em Bambuí
Lote sujo

Prefeitura publica notificação para a limpeza de imóveis contra a Dengue

Limpeza de lotes deve ser no prazo de 05 (cinco) dias, sob pena de multa de 8 UFPMB (R$797,12 setecentos e noventa e sete reais e doze centavos).
Terça, 05 Março 2024 10:15 - em Bambuí
Dengue

Arrastão contra a Dengue no bairro Rola Moça

Sexta-feira, dia 01 de março, haverá um arrastão no bairro do Rola Moça. Um caminhão passará pelas ruas do bairro para o recolhimento dos possíveis criadouros do mosquito.
Quinta, 29 Fevereiro 2024 10:25 - em Bambuí
Endemias

Arrastão contra a Dengue no bairro Cerrado

Um caminhão passará pelas ruas do bairro para o recolhimento dos possíveis criadouros do mosquito.
Terça, 27 Fevereiro 2024 12:36 - em Bambuí
Saúde

Boletim epidemiológico: Dengue, Chinkungunya, Zica

Boletim epidemiológico
Segunda, 26 Fevereiro 2024 07:44 - em Bambuí
Dengue

Terceira caçamba do mutirão contra a Dengue

Todos juntos vamos eliminar o mosquito Aedes Aegypti.
Quinta, 22 Fevereiro 2024 14:04 - em Bambuí
Fala desastrosa

Israel declara Lula como 'persona non grata' após presidente comparar ação contra palestinos em Gaza ao Holocausto

O ministro das Relações Exteriores de Israel disse que o termo só será retirado se Lula pedir desculpas e se retratar. Petista deu declaração após ser questionado sobre a decisão de alguns países de suspender repasses financeiros à Agência da ONU para os Refugiados Palestinos.
Segunda, 19 Fevereiro 2024 14:26 - em Mundo
Mutirão

Segunda caçamba do Mutirão contra a Dengue

Faça uma faxina em sua casa para evitar os possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, e assim evitar que você seja infectado com Dengue, Chikungunya ou Zika.
Segunda, 19 Fevereiro 2024 07:34 - em Bambuí