Israel declara Lula como 'persona non grata' após presidente comparar ação contra palestinos em Gaza ao Holocausto

O ministro das Relações Exteriores de Israel disse que o termo só será retirado se Lula pedir desculpas e se retratar. Petista deu declaração após ser questionado sobre a decisão de alguns países de suspender repasses financeiros à Agência da ONU para os Refugiados Palestinos.




Escrito por

Segunda, 19 Fevereiro 2024 14:26

Israel declara Lula como 'persona non grata' após presidente comparar ação contra palestinos em Gaza ao Holocausto O presidente Lula (PT)| Foto: Ricardo Stuckert/Secom

Um dia após Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, afirmar que vai convocar o embaixador brasileiro para "uma dura conversa de repreensão", o governo do país declarou nesta segunda-feira (19) que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é uma "persona non grata". A decisão aconteceu depois de o presidente do Brasil comparar ações de Israel na Faixa de Gaza ao extermínio de judeus na Segunda Guerra.

"Não perdoaremos e não esqueceremos — em meu nome e em nome dos cidadãos de Israel, informei ao Presidente Lula que ele é uma 'persona non grata' em Israel até que ele peça desculpas e se se retrate", escreveu o ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, nas redes sociais.

Mais de 24 mil pessoas já morreram no conflito, que começou no início de outubro de 2023.

O termo "persona non grata" (alguém que não é bem-vindo, em tradução livre) é um instrumento jurídico utilizado nas relações internacionais para indicar que um representante oficial estrangeiro não é mais bem-vindo. O termo foi descrito no artigo 9 da Convenção de Viena sobre relações diplomáticas.

Katz afirmou também que "a comparação do presidente brasileiro Lula entre a guerra justa de Israel contra o Hamas e as ações de Hitler e dos nazistas, que exterminaram 6 milhões de judeus, é um grave ataque antissemita que profana a memória daqueles que morreram no Holocausto".

No final da semana, Lula classificou como "genocídio" e "chacina" a resposta de Israel na Faixa de Gaza aos ataques terroristas promovidos pelo Hamas no início de outubro. Ele comparou a ação israelense ao extermínio de milhões de judeus pelos nazistas chefiados por Adolf Hitler no século passado (veja vídeo abaixo).

"O que está acontecendo na Faixa de Gaza e com o povo palestino não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu: quando o Hitler resolveu matar os judeus", disse Lula.

O petista fez a afirmação após ser questionado sobre a decisão de alguns países de suspender repasses financeiros à Agência da ONU para os Refugiados Palestinos (UNRWA, na sigla em inglês) — entenda mais abaixo o que está acontecendo com a agência.

Lula deu as declarações durante entrevista em Adis Abeba, na Etiópia, onde participou nos últimos dias da 37ª Cúpula da União Africana e de reuniões bilaterais com chefes de Estado do continente.

Embaixador convocado

No domingo (18), Netanyahu disse que decidiu convocar o embaixador do Brasil para uma reunião sobre a fala de Lula.

Em uma rede social, o premiê declarou que a afirmação banaliza o Holocausto – genocídio promovido na Segunda Guerra Mundial contra cerca de seis milhões de judeus.

"Comparar Israel ao Holocausto nazista e a Hitler é ultrapassar uma linha vermelha. Israel luta por sua defesa e garantia do seu futuro até a vitória completa", declarou Netanyahu.

O que está acontecendo com a UNRWA?

Alguns funcionários da Agência das Nações Unidas de assistência aos palestinos (UNRWA) foram acusados no final de janeiro de estarem envolvidos no ataque do Hamas, em Israel, em 7 de outubro de 2023. O porta-voz do governo israelense, Eylon Levy, afirmou que o lugar é uma fachada para o grupo terrorista.

"A agência foi comprometida de três maneiras: contratando terroristas em massa, deixando suas instalações serem usadas para atividades militares do Hamas e se apoiando no Hamas para a distribuição da ajuda na Faixa de Gaza", afirmou.

À época, a agência afirmou que os funcionários foram demitidos enquanto uma investigação é feita. Segundo o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, um relatório preliminar da equipe de auditoria será apresentando até o final de março, com entrega de um relatório definitivo até o final de abril, que será público.

Após a acusação, dez dos principais países financiadores da agência suspenderam temporariamente suas doações à entidade: Alemanha, EUA, Austrália, Japão, Itália, Holanda, Canadá, Finlândia, Suíça e Reino Unido.

Um porta-voz da agência também disse que se o financiamento não for retomado, a UNRWA conseguirá prestar seus serviços em toda a região, incluindo Gaza, até fevereiro.

A UNRWA, criada em 1949 após a primeira guerra árabe-israelense, oferece serviços que incluem educação, cuidados primários de saúde e ajuda humanitária aos palestinos em Gaza, Cisjordânia, Jordânia, Síria e Líbano.

FONTE: G1


COMENTÁRIOS


Importante! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.



MAIS DO BAMBUINEWS

Reajuste aos servidores

Haddad descarta aumento para servidores em 2024: “Orçamento está fechado”

Declarações foram dadas em rápida entrevista coletiva, após reunião da Junta de Execução Orçamentária (JEO), a pedido da ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck
Quarta, 10 Abril 2024 15:25 - em Brasil
DPVAT

Câmara aprova retorno do seguro DPVAT

O projeto seguirá para análise e votação no Senado. Caso seja aprovado, as mudanças entrarão em vigor após a sanção presidencial.
Quarta, 10 Abril 2024 15:10 - em Brasil
Vacinação

Vacinação contra a gripe

A vacinação é realizada nas Unidades Básicas de Saúde e é preciso apresentar cartão de vacinação, cartão do SUS e CPF.
Terça, 26 Março 2024 08:42 - em Bambuí
Dengue

Arrastão contra a dengue nos bairros Açudes e Vista Alegre com sucesso

E o arrastão contra a dengue vai continuar. Desta vez será nos bairros Luchesi, Bela Vista e Senhora Santana, sexta-feira, dia 22 de março a partir das 7h.
Quinta, 21 Março 2024 17:54 - em Bambuí
Mutirão contra a Dengue

Arrastão contra a Dengue nos bairros Açudes e Vista Alegre

Quarta-feira, dia 20, haverá um arrastão no bairro Açudes e no loteamento Vista Alegre
Quarta, 20 Março 2024 12:02 - em Bambuí
Exames

Mudança no horário de marcação de exames

Os agendamentos serão de 8:30 até as 10h na UBS São Sebastião. E serão distribuídas 20 fichas por dia. Desta forma não haverá mais a necessidades de as pessoas chegarem de madrugada para ficar na fila a fim de fazer a marcação dos exames. Destes 20 exames, 10 serão realizados na própria UBS São Sebastião e os outros 10 serão feitos no Hospital Nossa Senhora do Brasil. Não adianta ir direto no hospital, tem de passar pela UBS primeiro.
Segunda, 11 Março 2024 07:12 - em Bambuí
Acidente

Em Bambuí: Carro é arrastado por trem ao tentar cruzar linha férrea e idoso fica ferido

A VLI informou nesta terça-feira (5) que o carro não respeitou a sinalização e avançou sobre a passagem em nível enquanto uma composição se aproximava da travessia.
Terça, 05 Março 2024 17:15 - em Bambuí
Drogas

Homem é preso por tráfico de drogas

O autor (28 anos) foi preso em flagrante delito pelo crime de tráfico ilícito de drogas e foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil em Bambuí juntamente com as drogas apreendidas.
Terça, 05 Março 2024 10:26 - em Bambuí
Lote sujo

Prefeitura publica notificação para a limpeza de imóveis contra a Dengue

Limpeza de lotes deve ser no prazo de 05 (cinco) dias, sob pena de multa de 8 UFPMB (R$797,12 setecentos e noventa e sete reais e doze centavos).
Terça, 05 Março 2024 10:15 - em Bambuí
Dengue

Arrastão contra a Dengue no bairro Rola Moça

Sexta-feira, dia 01 de março, haverá um arrastão no bairro do Rola Moça. Um caminhão passará pelas ruas do bairro para o recolhimento dos possíveis criadouros do mosquito.
Quinta, 29 Fevereiro 2024 10:25 - em Bambuí
Endemias

Arrastão contra a Dengue no bairro Cerrado

Um caminhão passará pelas ruas do bairro para o recolhimento dos possíveis criadouros do mosquito.
Terça, 27 Fevereiro 2024 12:36 - em Bambuí
Saúde

Boletim epidemiológico: Dengue, Chinkungunya, Zica

Boletim epidemiológico
Segunda, 26 Fevereiro 2024 07:44 - em Bambuí
Dengue

Terceira caçamba do mutirão contra a Dengue

Todos juntos vamos eliminar o mosquito Aedes Aegypti.
Quinta, 22 Fevereiro 2024 14:04 - em Bambuí
Fala desastrosa

Israel declara Lula como 'persona non grata' após presidente comparar ação contra palestinos em Gaza ao Holocausto

O ministro das Relações Exteriores de Israel disse que o termo só será retirado se Lula pedir desculpas e se retratar. Petista deu declaração após ser questionado sobre a decisão de alguns países de suspender repasses financeiros à Agência da ONU para os Refugiados Palestinos.
Segunda, 19 Fevereiro 2024 14:26 - em Mundo
Mutirão

Segunda caçamba do Mutirão contra a Dengue

Faça uma faxina em sua casa para evitar os possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, e assim evitar que você seja infectado com Dengue, Chikungunya ou Zika.
Segunda, 19 Fevereiro 2024 07:34 - em Bambuí
Carnaval

Tarde carnavalesca na Praça Coronel Torres

A matinê terá a participação da Bateria Show concentra mas não sai e com o DJ Spock tocando marchinhas carnavalescas e diversas brincadeiras para as crianças. Dia 13 na praça Coronel Torres a partir do meio dia.
Quinta, 08 Fevereiro 2024 10:31 - em Bambuí