Governo Federal lança programa de saneamento básico para 40 milhões de pessoas no campo

A meta de levar água encanada e esgotamento sanitário para 25 milhões de domicílios rurais, abrangendo quase 40 milhões de pessoas (39.73 milhões de habitantes) que vivem no campo.




Escrito por

Sexta, 06 Dezembro 2019 12:01

O Programa Saneamento Rural Brasil Sustentável foi lançado, nesta terça-feira (03), no Palácio do Planalto com a meta de levar água encanada e esgotamento sanitário para 25 milhões de domicílios rurais, abrangendo quase 40 milhões de pessoas (39.73 milhões de habitantes) que vivem no campo.

Para atingir esta meta o Programa vai ter 20 anos de duração, contados de 2019 a 2038, e investimentos de R$ 218.94 bilhões. Com a presença do presidente Jair Bolsonaro, os eixos estratégicos do Programa foram apresentados por Rogério Nogueira, presidente da Funasa, órgão ligado ao ministério da Saúde, que vai gerenciar o programa.

São três eixos: gestão dos serviços; educação e participação social; e tecnologia. Rogério Nogueira disse que o saneamento sempre esteve mais presente nas áreas urbanas e que o programa lançado nesta terça-feira é o primeiro do país voltado de forma específica para o meio rural.

“Fizemos um planejamento de longo prazo claro, detalhando as ações e metas a serem alcançadas a curto, médio e longo prazo ao longo dos próximos 20 anos, assim permitindo permanente monitoramento das ações e a constante avaliação do programa”, explicou Rogério Nogueira.

O presidente da Funasa ainda descreveu como vai ser o atendimento no meio rural por meio do programa. “Serão 7 milhões de domicílios rurais atendidos por abastecimento de água; 4 milhões de domicílios com instalações hidrossanitárias (água e esgoto); 9 milhões de domicílios rurais atendidos por esgotamento sanitário; e 5 milhões de domicílios rurais atendidos por manejo de resíduos sólidos”.

E completou. “Pretendemos chegar muito perto da universalização do saneamento básico na área rural, diminuindo drasticamente a incidência de doenças transmitidas pela água, principalmente as diarreias agudas, que influenciam diretamente na mortalidade infantil”, defendeu.

O ministro chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, destacou que o Congresso Nacional também discute um novo marco legal para o saneamento básico no Brasil, que pode estender água e esgotamento sanitário para 100 milhões de pessoas no país. “Nós estamos trabalhando para que esse novo marco legal permita que os estados, que os municípios, possam, verdadeiramente, atuar para poder garantir saúde e saneamento. Isso é fundamental pra qualidade de vida”, afirmou.

O ministro fez ainda uma análise da distribuição dos serviços públicos no Brasil a partir da atividade parlamentar, que levou ele e outros parlamentares a diversas regiões no interior do Brasil. “O que a gente sempre via lá é a carência absoluta destas coisas básicas. E eletricidade chegou antes, curioso. O telefone chegou antes e ministra Damares [Damares Alves, ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos], lamentavelmente, a água encanada e o esgotamento sanitário não chegou pras crianças de nossas famílias pobres do interior do Brasil. Portanto este [lançamento do Programa Saneamento Rural Brasil Sustentável] é um momento importantíssimo”, disse.

Participação no programa
O Saneamento Rural Brasil Sustentável prevê também a participação dos três entes da federação, união, estados e municípios, além da sociedade civil organizada para articular as diretrizes do programa a partir dos objetivos e instrumentos da política de saneamento rural.

Helder dos Santos Cortez, diretor da Companhia de Água e Esgoto do Ceará, afirmou que no estado já existe um modelo de gestão de saneamento rural a partir de um convênio firmado na década de 90 com o banco estatal alemão, KFW. A parceria permite, de acordo com o diretor, que dos 2 milhões e 100 cearenses que vivem no meio rural, 700 mil tenham saneamento básico em 1800 comunidades com captação, tratamento e distribuição de água de qualidade.

Helder dos Santos avaliou que o programa federal pode complementar, padronizar e estabelecer modelos de gestão eficientes em todo o país. “O saneamento rural no Brasil e na América Latina, ele é tido como sendo um setor excluído, invisível pelos poderes públicos .... a Funasa fez um trabalho ouvindo todas as empresas e todos aqueles que participam do saneamento rural no Brasil para construir esse plano”.

FONTE: https://www.gov.br/


COMENTÁRIOS


Importante! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.



MAIS DO BAMBUINEWS

Arroz

Indústria negocia compra de arroz da Tailândia para compensar perdas previstas no RS

Estado, que sofre com inundações, responde por 70% da produção nacional do grão. Associação das indústrias brasileiras deve importar 75 mil toneladas do cereal do país asiático.
Quarta, 08 Maio 2024 07:26 - em Brasil
Reajuste aos servidores

Haddad descarta aumento para servidores em 2024: “Orçamento está fechado”

Declarações foram dadas em rápida entrevista coletiva, após reunião da Junta de Execução Orçamentária (JEO), a pedido da ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck
Quarta, 10 Abril 2024 15:25 - em Brasil
DPVAT

Câmara aprova retorno do seguro DPVAT

O projeto seguirá para análise e votação no Senado. Caso seja aprovado, as mudanças entrarão em vigor após a sanção presidencial.
Quarta, 10 Abril 2024 15:10 - em Brasil
Vacinação

Vacinação contra a gripe

A vacinação é realizada nas Unidades Básicas de Saúde e é preciso apresentar cartão de vacinação, cartão do SUS e CPF.
Terça, 26 Março 2024 08:42 - em Bambuí
Dengue

Arrastão contra a dengue nos bairros Açudes e Vista Alegre com sucesso

E o arrastão contra a dengue vai continuar. Desta vez será nos bairros Luchesi, Bela Vista e Senhora Santana, sexta-feira, dia 22 de março a partir das 7h.
Quinta, 21 Março 2024 17:54 - em Bambuí
Mutirão contra a Dengue

Arrastão contra a Dengue nos bairros Açudes e Vista Alegre

Quarta-feira, dia 20, haverá um arrastão no bairro Açudes e no loteamento Vista Alegre
Quarta, 20 Março 2024 12:02 - em Bambuí
Exames

Mudança no horário de marcação de exames

Os agendamentos serão de 8:30 até as 10h na UBS São Sebastião. E serão distribuídas 20 fichas por dia. Desta forma não haverá mais a necessidades de as pessoas chegarem de madrugada para ficar na fila a fim de fazer a marcação dos exames. Destes 20 exames, 10 serão realizados na própria UBS São Sebastião e os outros 10 serão feitos no Hospital Nossa Senhora do Brasil. Não adianta ir direto no hospital, tem de passar pela UBS primeiro.
Segunda, 11 Março 2024 07:12 - em Bambuí
Acidente

Em Bambuí: Carro é arrastado por trem ao tentar cruzar linha férrea e idoso fica ferido

A VLI informou nesta terça-feira (5) que o carro não respeitou a sinalização e avançou sobre a passagem em nível enquanto uma composição se aproximava da travessia.
Terça, 05 Março 2024 17:15 - em Bambuí
Drogas

Homem é preso por tráfico de drogas

O autor (28 anos) foi preso em flagrante delito pelo crime de tráfico ilícito de drogas e foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil em Bambuí juntamente com as drogas apreendidas.
Terça, 05 Março 2024 10:26 - em Bambuí
Lote sujo

Prefeitura publica notificação para a limpeza de imóveis contra a Dengue

Limpeza de lotes deve ser no prazo de 05 (cinco) dias, sob pena de multa de 8 UFPMB (R$797,12 setecentos e noventa e sete reais e doze centavos).
Terça, 05 Março 2024 10:15 - em Bambuí
Dengue

Arrastão contra a Dengue no bairro Rola Moça

Sexta-feira, dia 01 de março, haverá um arrastão no bairro do Rola Moça. Um caminhão passará pelas ruas do bairro para o recolhimento dos possíveis criadouros do mosquito.
Quinta, 29 Fevereiro 2024 10:25 - em Bambuí
Endemias

Arrastão contra a Dengue no bairro Cerrado

Um caminhão passará pelas ruas do bairro para o recolhimento dos possíveis criadouros do mosquito.
Terça, 27 Fevereiro 2024 12:36 - em Bambuí
Saúde

Boletim epidemiológico: Dengue, Chinkungunya, Zica

Boletim epidemiológico
Segunda, 26 Fevereiro 2024 07:44 - em Bambuí
Dengue

Terceira caçamba do mutirão contra a Dengue

Todos juntos vamos eliminar o mosquito Aedes Aegypti.
Quinta, 22 Fevereiro 2024 14:04 - em Bambuí
Fala desastrosa

Israel declara Lula como 'persona non grata' após presidente comparar ação contra palestinos em Gaza ao Holocausto

O ministro das Relações Exteriores de Israel disse que o termo só será retirado se Lula pedir desculpas e se retratar. Petista deu declaração após ser questionado sobre a decisão de alguns países de suspender repasses financeiros à Agência da ONU para os Refugiados Palestinos.
Segunda, 19 Fevereiro 2024 14:26 - em Mundo
Mutirão

Segunda caçamba do Mutirão contra a Dengue

Faça uma faxina em sua casa para evitar os possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, e assim evitar que você seja infectado com Dengue, Chikungunya ou Zika.
Segunda, 19 Fevereiro 2024 07:34 - em Bambuí