Escrito por Fabio Willians Dest.Reg.
Quarta, 13 Fevereiro 2019 16:51
Um trecho de parte da BR-262 próximo a Luz, interditado em dezembro de 2018 após um barranco, de 70 metros de profundidade ceder, segue funcionando em operação “pare e siga” no Centro-Oeste Mineiro e ainda não existe uma previsão para que o tráfego da pista volte a fluir normalmente.
A informação foi confirmada nesta quarta-feira (13) ao G1 pela Trinfo Concebra, concessionária que administra a rodovia.
O desmoronamento ocorreu no km 548 da rodovia e por pouco a terra não levou o asfalto da pista. A estrada não ficou danificada, mas mesmo assim a área é considerada de risco.
Segundo a concessionária, o projeto para a reparação do local ainda está sendo finalizado e, por isso, as obras ainda não foram iniciadas. No entanto, a empresa não informou um prazo para que isto aconteça e a pista seja liberada.
A concessionária afirmou, ainda, que desde a interdição o barranco não cedeu mais, por isso a situação se mantém sem agravantes no local.
Desmoronamento
A suspeita é de que o problema tenha sido motivado por uma sequência de chuvas mais intensas. Entretanto, um estudo será feito por uma equipe terceirizada que esteve no local para apontar realmente o ocorrido. As condições do solo também serão estudadas, já na segunda etapa deverá ser feito um trabalho de contenção permanente.
“Primeiro nós temos que identificar as causas do deslizamento e quais são as características geomorfológicas do terreno para, a partir de então, direcionar um escritório de engenharia para projetar a melhor solução técnica para o caso”, disse o gerente de conservação da concessionária, Paulo Negrini, à época da interdição.
A encosta fica na região conhecida como "Serra de Luz". De acordo com a concessionária que administra a rodovia, aproximadamente cinco mil veículos passam por dia pelo local, que é um dos trechos mais perigosos da BR-262. A imprudência está entre as principais causas de acidentes, mas também faltam melhorias.
A rodovia tem aproximadamente mil quilômetros em todo o estado e apenas 84 são duplicados. Só nos 100 quilômetros entre Luz e Campos Altos, cerca de 250 acidentes foram registrados no primeiro semestre de 2018.
FONTE: Por Matheus Garrôcho, G1 Centro-Oeste de Minas
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