Escrito por Fabio Willians Dest.Reg.
Domingo, 03 Fevereiro 2019 10:43 - Última modificação em Domingo, 03 Fevereiro 2019 10:46
Um levantamento divulgado pela Secretaria de Saúde de Arcos mostra a evolução nos casos suspeitos de dengue do município, que lidera o número de notificações prováveis da doença em Minas Gerais neste início de 2019.
Só na cidade, há 846 ocorrências sob investigação, segundo o último boletim da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) publicado no dia 28 de janeiro.
De acordo com o levantamento, na primeira semana epidemiológica do ano foram registrados 154 casos prováveis da doença em Arcos. Na segunda, outros 275 casos foram notificados. Já na terceira semana epidemiológica, foram registrados 330 novos casos suspeitos da doença na cidade. Na quarta semana epidemiológica, por sua vez, foram 259.
Em nota publicada na tarde desta sexta-feira (1º) no site oficial da Prefeitura de Arcos, o Executivo afirma que os dados “esclarecem e aponta que ainda estamos em um período crítico de epidemia”.
Incidência
Conforme os dados da SES-MG, Arcos tem uma taxa de incidência de 2.112,48 no número de casos suspeitos da doença, que é considerada muito alta pelo Ministério da Saúde.
A taxa de incidência da doença considera não apenas o número absoluto de casos prováveis (entre suspeitos e sob investigação), mas também a proporcionalidade em relação ao tamanho da população de um determinado município.
Alerta em Arcos
A cidade está em alerta para os casos de dengue desde dezembro de 2018, devido ao risco iminente de infestação da doença apontado pelo Levantamento de Índices do Aedes aegypti (LIRAa), que atingiu 5,8%. A cidade teve um dos oito óbitos confirmados por dengue no estado no ano passado.
Outros cinco casos de morte por suspeita de dengue hemorrágica estão sendo investigados na cidade.
Dengue em Minas Gerais
Até o dia 28 de janeiro, foram registrados 7.505 casos prováveis de dengue em todo o Estado.
FONTE: Por G1 Centro-Oeste de Minas
Importante! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.