Escrito por Fabio Willians Dest.Reg.
Quarta, 30 Janeiro 2019 13:28
Começou a ser descarregado no fim da manhã desta quarta-feira (30) o equipamento que será instalado pela Vale no Rio Paraopeba, em Pará de Minas. A intervenção será realizada para a contenção dos rejeitos da barragem rompida em Brumadinho, na sexta-feira (25), e desce em direção à cidade.
A equipe da empresa segue para a montagem das cortinas e membranas ainda nesta terça. O equipamento tem aproximadamente 50m de extensão e altura modulável, segundo informado pela Vale ao G1. A empresa ainda explicou que o processo de instalação deve durar a tarde toda.
A medida visa evitar problemas de captação de água que é feita no município por meio do rio Paraopeba. Outras alternativas foram apontadas pelo Executivo como forma de prevenção, caso o abastecimento seja interrompido.
Intervenção
A instalação do equipamento para contenção de rejeitos em Pará de Minas foi anunciada pelo diretor-executivo de finanças da Vale, Luciano Siane, na segunda (28). Na ocasião, ele explicou que a lama estava a 40 km do município e a expectativa da chegada dela era nesta quarta.
No dia seguinte a assessoria de comunicação da empresa havia informado ao G1 que a intervenção ocorreria ainda na terça (29), com horário a ser definido. No entanto, a instalação foi adiada para esta quarta.
Captação
O ponto de captação do Rio Paraopeba no município conta com duas bombas. Juntas elas têm capacidade de 220 litros d’água por segundo.
A cidade ainda tem outros dois mananciais auxiliares: o Paivas e o Paciência. Além deles, seis poços artesianos que ficam na área urbana estão em processo de reativação, o que aumentaria a capacidade de abastecimento. Outros dois poços na zona rural estão sendo analisados para uma possível reativação, segundo a empresa de captação.
Desde o rompimento da barragem os órgãos de defesa de Pará de Minas e outras cidades da região Centro-Oeste de Minas monitoram possíveis impactos na região.
Na segunda-feira (28), a empresa Águas de Pará de Minas identificou alterações nos padrões de coloração da água bruta do Rio Paraopeba na cidade de Juatuba, na região metropolitana de BH.
No entanto, até o momento durante todo o monitoramento e análises não foi identificada nenhuma alteração nos parâmetros de qualidade da água no ponto de captação do Sistema de Abastecimento Paraopeba, localizado no distrito de Córrego do Barro, em Pará de Minas.
FONTE: Por G1 Centro-Oeste de Minas
Importante! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.