Escrito por Fabio Willians Dest.Reg.
Quarta, 28 Novembro 2018 12:25 - Última modificação em Quarta, 28 Novembro 2018 12:34
Na tarde de segunda-feira (26), o presidente da Câmara Municipal de Arcos, João Paulo ‘Marollo’, fez a devolução oficial de R$ 150 mil ao diretor municipal de Finanças da Prefeitura, Jair Silva. O repasse do recurso contou com a presença dos vereadores Donizete Bernardes, Luiz Henrique, Wirlei Alves e Hugo Romano, além do capitão Bittencourt (comandante da 241ª Companhia de Polícia Militar), tenente Arantes e sargento Jonas.
De acordo com o presidente do Legislativo municipal, ‘Marollo’, a medida só foi possível graças à economia feita ao longo do ano. Ele se comprometeu a devolver o recurso ao Poder Executivo desde que fosse utilizado especificamente na aquisição de câmeras de monitoramento de alta tecnologia, com leitores automáticos de placas de veículos (LPR), facilitando assim o trabalho dos policiais no combate ao crime.
O prefeito municipal de Arcos, Denílson Teixeira, demonstrou total apoio à medida, comprometendo-se a direcionar a verba para a segurança pública do município, na compra do equipamento tecnológico.
Para o comandante da PM em Arcos, capitão Bittencourt, este será um avanço histórico na segurança pública da cidade. “A sensibilidade dos vereadores em atender à nossa demanda de ampliar e modernizar o sistema de videomonitoramento na cidade, além do compromisso do prefeito municipal em destinar o recurso para isso, demonstra a preocupação do poder público com a segurança da população. Ficamos felizes e otimistas com a notícia. Certamente o município de Arcos será, mais uma vez, pioneiro no uso das novas tecnologias de combate ao crime”, enfatizou.
As câmeras de alta tecnologia
O Sistema ‘LPR’ é um sofisticado modelo de tecnologia para ser usado no combate à criminalidade. Trata-se de um reconhecimento automático de placas. O recurso permite a identificação da placa de um veículo no momento da sua passagem pela área de alcance da câmera. Caso o veículo seja produto de furto ou roubo e esteja cadastrado no sistema informatizado, será disparado um alarme (sinal visual ou sonoro) na tela dos operadores do sistema ‘OLHO VIVO’, no Quartel da Polícia Militar, fornecendo a informação e permitindo que as viaturas se desloquem para a abordagem de forma imediata e com o planejamento adequado. Haverá aí a inversão do efeito surpresa, ou seja, os ocupantes do veículo poderão ser abordados sem deter a notícia de que os policiais já sabem que eles transitam num carro ou moto produto de crime.
Decreto
Foi publicado no dia 20/11/18, o Decreto Municipal nº 4.792, que dispõe sobre a padronização do sistema e das câmeras de video monitoramento do programa de vigilância denominado ‘OLHO VIVO’. A formalidade estipula regras para o processo de aquisição de equipamentos voltados ao monitoramento constante das vias públicas de Arcos através do sistema de vigilância, padronizando marcas e modelos de câmeras e acessórios necessários à boa fluidez do serviço de segurança pública ofertado à população pela Polícia Militar.
FONTE: portalarcos.com.br
Importante! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.