Escrito por Fábio Willians
Quinta, 10 Março 2022 06:05
Minas Gerais pode entrar, nesta quinta-feira, em uma nova etapa no enfrentamento à Covid-19. Às 11h, o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, concede entrevista coletiva na Cidade Administrativa. A tendência é de que a pasta retire a obrigatoriedade sobre o uso de máscaras em espaços abertos no Estado. Na semana passada, em comunicado à imprensa, o secretário já havia indicado essa possibilidade.
Em nota enviada à reportagem de OTEMPO, nesta quarta-feira, a secretaria acenou sobre a decisão, mas deixando, para as próximas semanas, o veredito sobre a obrigação de uso do acessório de proteção em ambientes fechados. “A partir da melhora nos indicadores, a SES-MG fará uma avaliação do cenário para tomar uma decisão sobre a possível flexibilização e a orientação atualizada acerca do uso de máscaras, especialmente em locais abertos, para depois decidir sobre espaços fechados”, diz trecho da nota.
Conforme a SES, os dados de vacinação contra a Covid-19 em Minas apontam para “altos níveis de imunidade”. Além disso, a pasta destacou que há uma redução de risco clínico da doença em relação às hospitalizações e agravamento dos quadros de saúde dos pacientes. O painel de monitoramento da secretaria indica que 86,43% da população, apta à vacinação, já tomou a primeira dose, enquanto 81,30% dos habitantes já receberam as duas aplicações.
Em relação à dose de reforço, o Estado tem uma cobertura vacinal de 44%. Nos leitos de UTI exclusivos para Covid, a ocupação está em 8,75%. Nas enfermarias equipadas para tratar a doença, apenas 5% das vagas estão com pacientes. Nos últimos sete dias, de acordo com os dados da pasta, a mortalidade por Covid a cada 100 mil pessoas está em 2,03.
FONTE: otempo.com.br
Importante! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.