Escrito por Fábio Willians
Terça, 10 Março 2020 20:46 - Última modificação em Sexta, 13 Março 2020 20:46
No Centro-Oeste de Minas, Córrego Fundo aparece com um caso suspeito da doença e Formiga tem dois.
Córrego Fundo
Em nota de esclarecimento publicada no último dia 2 de março, a Prefeitura de Córrego Fundo esclareceu que a paciente esteve na Itália e retornou à cidade no dia 28 de fevereiro apresentando sintomas gripais leves.
Segundo o coordenador epidemiológico da Prefeitura, Douglas Luís de Araújo, já foram feitos exames para confirmar ou descartar a suspeita. A paciente está em isolamento domiciliar, conforme protocolo recomendado pelo Ministério da Saúde.
A secretária de Saúde de Córrego Fundo, Keli Cristina da Silva, ressaltou que não há motivos para que a população se alarme e que mantenham as medidas de prevenção. Ela destaca ainda que não houve mudança na funcionalidade dos serviços de saúde e que todas as equipes estão treinadas para o atendimento de qualquer caso suspeito.
Formiga
Na última terça-feira (3), a Santa Casa de Formiga informou que uma funcionária da unidade foi afastada por suspeita de coronavírus. Em nota publicada na data, a assessoria de comunicação da instituição a funcionária voltou recentemente da Itália e apresentou sintomas gripais. Ela está em isolamento domiciliar e a Vigilância Epidemiológica da Prefeitura foi notificada.
A nota explicou ainda que o isolamento foi uma medida de precaução até que se tenha o diagnóstico correto. Para preservar a integridade da funcionária, a unidade não pode divulgar mais dados sobre a mesma.
“A funcionária encontra-se em bom estado clínico, sem necessidade de internação e será mantida em isolamento respiratório domiciliar, sendo o acompanhamento feito pela Secretária Municipal de Saúde”, diz a nota da Santa Casa.
Em MG, 213 casos são investigados. Confira os casos suspeitos nas cidades mineiras:
Alfenas (1)
Araguari (2)
Barbacena (2)
Arcos (4)
Belo Horizonte (77)
Betim (3)
Conselheiro Lafaiete (2)
Caratinga (1)
Conselheiro Lafaiete (3)
Contagem (14)
Córrego Fundo (1)
Divinópolis (5)
Formiga (2)
Governador Valadares (1)
Ipatinga (6)
Itabira (1)
Itajubá (1)
João Monlevade (1)
Juiz de Fora (10)
Juiz de Fora (4)
Lavras (1)
Nova União (1)
Montes Claros (1)
Mutum (1)
Naque (1)
Nova Lima (4)
Ouro Preto (2)
Passos (1)
Patos de Minas (1)
Poços de Caldas (1)
Pouso Alegre (1)
Sabará (2)
Santana do Paraíso (1)
São Gotardo (1)
São João Del Rei (4)
São Sebastião do Paraíso (1)
Sete Lagoas (4)
Três Corações (4)
Uberlândia (17)
Varginha (8)
Vespasiano (1)
Em entrevista coletiva realizada nesta segunda-feira, a pasta informou que os exames para diagnosticar o coronavírus serão feitos pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) em Belo Horizonte e não mais pela Fiocruz, no Rio de Janeiro.
“O que nós estamos agora fazendo é de estruturar a Funed para fazer o exame aqui no estado de Minas. Os kits de exame já chegaram, para o corona, e nós vamos ter o treinamento da equipe, Provavelmente nesta semana. Provavelmente semana que vem já têm os exames feitos aqui em Minas”, disse o secretário de Saúde, Carlos Eduardo Amaral.
A preocupação agora é com aproximação da temporada de frio quando aumenta o risco de transmissão para todas as doenças respiratórias. A SES-MG informou que já está se preparando para ampliar a rede de assistência aos pacientes com suspeita de coronavírus.
“O governo vem se preparando desde a notificação na China. Fizemos plano de contingência, educação da equipe técnica, treinamento, agora junto com ministério, estruturar a rede. Preparar o estado para desde número pequeno até número muito grande”, disse o secretário.
No Brasil
O Ministério da Saúde atualizou os dados sobre o coronavírus no país nesta terça-feira. Os principais números são:
893 casos suspeitos, eram 930 caso na segunda
34 casos confirmados, eram 25 no balanço anterior
780 casos descartados
5 pacientes estão hospitalizados
5 dos casos confirmados foram por transmissão local por contato próximo com pessoas que foram infectadas no exterior
Não há registro de casos de "transmissão comunitária", quando as autoridades de saúde não conseguem rastrear de onde veio a contaminação
Ao todo, são 19 casos em São Paulo, oito no Rio de Janeiro e dois na Bahia. Além disso, há um caso confirmado no Distrito Federal e nos seguintes estados: Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Alagoas e Minas Gerais.
O Ministério da Saúde informou que 5 casos confirmados no país foram transmitidos internamente, ou seja, os pacientes infectados pegaram o vírus dentro do Brasil por contato próximo com pessoas infectadas no exterior. São quatro pacientes em São Paulo e um na Bahia.
FONTE: G1 Centro Oeste
Importante! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.