Escrito por Fábio Willians
Quinta, 06 Janeiro 2022 19:38
A Prefeitura de Arcos divulgou, na tarde desta quinta-feira (6), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a confirmação do primeiro caso suspeito de infecção simultânea por influenza e Covid-19. O paciente é um homem de 30 anos que esteve em viagem à Guarapari, no Espírito Santo, no final de 2021. O Executivo divulgou um vídeo com orientações.
De acordo com a secretaria municipal, ele recebeu a vacina contra o novo coronavírus, porém não está vacinado contra Influenza. Ele está em isolamento domiciliar, com sintomas leves de gripe. A infecção simultânea foi apelidada de "Flurona"
O g1 fez contato com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e a pasta informou em nota que não há nenhum caso confirmado de coinfecção por Covid-19 e Influenza em Minas Gerais, até o momento. A SES-MG informou ainda que há seis casos suspeitos em investigação. Detalhes das notificações em investigação serão divulgados oportunamente, caso estas sejam confirmadas.
A pasta ressaltou a importância de manter os protocolos sanitários tanto para Covid-19 quanto para influenza: lavagem constante das mãos, uso de máscara, distanciamento social e vacinação.
Segundo o município, o boletim epidemiológico desta quinta-feira (6) apontou que os casos de Covid-19 chegaram a 6.503, sendo mais de 117 nos últimos três dias, depois de passar por um período sem casos diários.
Influenza em Arcos
Sobre os casos de Influenza, após análise dos dados de atendimento no Ambulatório Covid-19, na cidade foi identificado um aumento de 185% na procura do serviço - comparativo da 1ª e 3ª semana do mês de dezembro. E na última semana do ano de 2021 foram identificados três casos positivos para 'Influenza A' na cidade.
Flurona
A chamada dupla contaminação é constatada quando os dois testes – para gripe e para Covid-19 – dão positivo. Ela foi apelidada de "flurona" (união dos termos "flu", de influenza, com "rona" de coronavírus) na imprensa internacional, mas o termo não designa um novo tipo de doença, apenas uma forma simplificada de se referir à ocorrência simultânea de contaminações.
FONTE: Anna Lúcia Silva, g1 Centro-Oeste de Minas
Importante! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.