Escrito por Fábio Willians
Quarta, 13 Julho 2022 08:11
Por conta de uma medida cautelar preventiva devido à falta de médico pediatra que atenda por 24 horas, a Santa Casa de Arcos não pode realizar partos temporariamente. A medida partiu da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), foi divulgada nesta terça-feira (12), e não se aplica aos partos de urgência e emergência.
A SES-MG explicou que o procedimento só pode ser feito se a Santa Casa providenciar uma equipe multiprofissional composta por obstetra e pediatra, mas se a paciente chegar em trabalho de parto e não seja possível a transferência, a unidade deve providenciar uma equipe.
O g1 entrou em contato com a Santa Casa por telefone, mas não conseguiu falar com nenhum representante até a última atualização da reportagem.
Em nota, a SES-MG, por meio da Superintendência Regional de Saúde de Divinópolis (SRS) esclareceu que foi informada pela unidade hospitalar, no dia 8 de julho, que estava sem profissional pediátrico 24 horas por dia para a realização de partos.
"Diante disso, foi estabelecida a interdição cautelar de todos os partos realizados no estabelecimento. Contudo, casos em que a parturiente chegue em trabalho de parto e não seja possível a remoção para um outro hospital que realize o procedimento, a Santa Casa de Arcos fica responsável por providenciar uma equipe multiprofissional composta por obstetra e pediatra nestes casos específicos. Ou seja, a medida preventiva não se aplica aos partos de urgência e emergência".
A SES-MG ressaltou que, a qualquer momento em que o hospital informar ao Estado que equipe médica pediátrica 24 horas foi novamente formada com escala de plantão, será feita a desinterdição imediata e o estabelecimento voltará a realizar o procedimento obstétrico.
A SRS informou ainda que neste período, nenhum parto pelo Sistema Único de Saúde (SUS) está sendo agendado pela Santa Casa. O município pode encaminhar as grávidas para outras unidades da macrorregião que fazem parto durante este período.
FONTE: G1 Centro Oeste
Importante! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.