Mineira de 10 anos internada em São Paulo aguarda transplante de coração e mãe faz apelo

A mãe de Lavínia; Michelle Cruvinel Lacerda faz um apelo para a doação e conta a história da filha, que nasceu em Medeiros, no centro-oeste de Minas.




Escrito por

Domingo, 07 Maio 2023 20:06

Mineira de 10 anos internada em São Paulo aguarda transplante de coração e mãe faz apelo Arquivo pessoal

Há 39 dias, a pequena mineira Lavínia, de 10 anos, mora na UTI do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Diagnosticada com cardiomiopatia hipertrófica desde os 6 meses de vida, ela está à espera de um transplante de coração.

Em conversa com o BHAZ, a mãe de Lavínia fez um apelo para a doação e contou a história da filha, que nasceu em Medeiros, no centro-oeste de Minas. Segundo Michelle Cruvinel Lacerda, de 40 anos, desde a descoberta da doença, a menina nunca pôde fazer atividade física, tampouco andar muito, correr e ter contato com brincadeiras comuns aos colegas.

Aos 3 anos de idade, a pequena Lavínia precisou passar por uma cirurgia e colocar um marcapasso no coração. A cardiomiopatia hipertrófica é uma doença grave que provoca aumento da espessura do músculo do órgão, dificultando o bombeamento de sangue.

“Dentro de uma cidade, ela não podia subir um quarteirão mais íngreme, porque corria o risco de cansar, ter uma síncope e evoluir para uma parada cardíaca. Ela já teve vários desmaios e arritmias que foram desenvolvidas no coração”, conta Michelle, que trabalha como dentista.

Prioridade na fila do transplante

De acordo com a dentista, ao longo dos anos, a cardiomiopatia progrediu até a filha precisar ser listada para a fila do transplante. “A Lavínia está identificada como prioridade, por estar tomando remédios na veia, para que o coração funcione até a chegada do coração que ela vai receber”, explica.

Porém, ela está na prioridade junto com mais crianças e adultos em todo o Brasil. Michelle diz que a fila é única, reunindo o SUS e o sistema particular. “São mais de 50 mil pessoas na fila, esperando por vários tipos de órgãos. Nossa campanha é para todo o país, para ajudar mais gente além dela”.

Há 39 dias, Lavínia acordou durante a madrugada e reclamou que estava passando mal. “Quando fomos socorrê-la, ela já estava desmaiada. Levamos para o hospital e ela está internada desde então, com a indicação do transplante”, relembra a mãe.

Pedido pela doação

Atualmente, Lavínia é atendida pelo cardiologista Gustavo Foronda no hospital paulista. “O médico nos explicou que quando ela era mais novinha, precisava de esforço para desmaiar. Agora, não. Desde o ano passado, ela começou a ter desmaios sentada, assistindo TV… nessa última vez, ela estava dormindo”, relata Michelle.

A dentista lembra que a autorização da doação só pode ser feita por um familiar. “Então, peço para as pessoas sempre conversarem com suas famílias sobre esse assunto, dizer que são doadoras. Só pode ser doador uma criança que tenha tido uma morte encefálica. O hospital entra em contato com a família, que diz o ‘sim’ ou ‘não’ para a doação de órgãos”.

Segundo Michelle, com o susto da morte repentina de crianças, muitas famílias acabam negando, porque não tiveram contato com o assunto da doação: “Então, queremos levar esse tema para as pessoas conhecerem mais sobre, para caso tenha a oportunidade, dizer ‘sim’ e salvar vidas”.

Então, como fazer a doação chegar diretamente à Lavínia? “Quando surge um órgão compatível com ela, eles ligam para a central única no Sistema Nacional de Transplantes, que faz o contato com o médico de Lavínia, o cardiologista Gustavo”, informa a mãe.

Perfil no Instagram

Em busca de um doador, a família mantém um perfil no Instagram. “Oi, eu sou a Lavínia e tenho 10 anos. Moro aqui na UTI dede o dia 30 de março. Sabe o que eu preciso para voltar para casa? O ‘sim’ para a doação de órgãos. Estou na fila do transplante cardíaco. Preciso desses remédios até o meu coração chegar”, diz a pequena em um dos vídeos publicados.

Nas publicações, Lavínia mostra o seu dia a dia em meio à espera pelo transplante de coração. Além disso, há postagens que conscientizam sobre a doação de órgãos. O perfil “Coração para Lavínia” soma mais de 28 mil seguidores na rede social.

https://www.instagram.com/reel/CrMJMlapdNM/?igshid=YmMyMTA2M2Y%3D

FONTE: BHAZ


COMENTÁRIOS


Importante! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.



MAIS DO BAMBUINEWS

Arroz

Indústria negocia compra de arroz da Tailândia para compensar perdas previstas no RS

Estado, que sofre com inundações, responde por 70% da produção nacional do grão. Associação das indústrias brasileiras deve importar 75 mil toneladas do cereal do país asiático.
Quarta, 08 Maio 2024 07:26 - em Brasil
Reajuste aos servidores

Haddad descarta aumento para servidores em 2024: “Orçamento está fechado”

Declarações foram dadas em rápida entrevista coletiva, após reunião da Junta de Execução Orçamentária (JEO), a pedido da ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck
Quarta, 10 Abril 2024 15:25 - em Brasil
DPVAT

Câmara aprova retorno do seguro DPVAT

O projeto seguirá para análise e votação no Senado. Caso seja aprovado, as mudanças entrarão em vigor após a sanção presidencial.
Quarta, 10 Abril 2024 15:10 - em Brasil
Vacinação

Vacinação contra a gripe

A vacinação é realizada nas Unidades Básicas de Saúde e é preciso apresentar cartão de vacinação, cartão do SUS e CPF.
Terça, 26 Março 2024 08:42 - em Bambuí
Dengue

Arrastão contra a dengue nos bairros Açudes e Vista Alegre com sucesso

E o arrastão contra a dengue vai continuar. Desta vez será nos bairros Luchesi, Bela Vista e Senhora Santana, sexta-feira, dia 22 de março a partir das 7h.
Quinta, 21 Março 2024 17:54 - em Bambuí
Mutirão contra a Dengue

Arrastão contra a Dengue nos bairros Açudes e Vista Alegre

Quarta-feira, dia 20, haverá um arrastão no bairro Açudes e no loteamento Vista Alegre
Quarta, 20 Março 2024 12:02 - em Bambuí
Exames

Mudança no horário de marcação de exames

Os agendamentos serão de 8:30 até as 10h na UBS São Sebastião. E serão distribuídas 20 fichas por dia. Desta forma não haverá mais a necessidades de as pessoas chegarem de madrugada para ficar na fila a fim de fazer a marcação dos exames. Destes 20 exames, 10 serão realizados na própria UBS São Sebastião e os outros 10 serão feitos no Hospital Nossa Senhora do Brasil. Não adianta ir direto no hospital, tem de passar pela UBS primeiro.
Segunda, 11 Março 2024 07:12 - em Bambuí
Acidente

Em Bambuí: Carro é arrastado por trem ao tentar cruzar linha férrea e idoso fica ferido

A VLI informou nesta terça-feira (5) que o carro não respeitou a sinalização e avançou sobre a passagem em nível enquanto uma composição se aproximava da travessia.
Terça, 05 Março 2024 17:15 - em Bambuí
Drogas

Homem é preso por tráfico de drogas

O autor (28 anos) foi preso em flagrante delito pelo crime de tráfico ilícito de drogas e foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil em Bambuí juntamente com as drogas apreendidas.
Terça, 05 Março 2024 10:26 - em Bambuí
Lote sujo

Prefeitura publica notificação para a limpeza de imóveis contra a Dengue

Limpeza de lotes deve ser no prazo de 05 (cinco) dias, sob pena de multa de 8 UFPMB (R$797,12 setecentos e noventa e sete reais e doze centavos).
Terça, 05 Março 2024 10:15 - em Bambuí
Dengue

Arrastão contra a Dengue no bairro Rola Moça

Sexta-feira, dia 01 de março, haverá um arrastão no bairro do Rola Moça. Um caminhão passará pelas ruas do bairro para o recolhimento dos possíveis criadouros do mosquito.
Quinta, 29 Fevereiro 2024 10:25 - em Bambuí
Endemias

Arrastão contra a Dengue no bairro Cerrado

Um caminhão passará pelas ruas do bairro para o recolhimento dos possíveis criadouros do mosquito.
Terça, 27 Fevereiro 2024 12:36 - em Bambuí
Saúde

Boletim epidemiológico: Dengue, Chinkungunya, Zica

Boletim epidemiológico
Segunda, 26 Fevereiro 2024 07:44 - em Bambuí
Dengue

Terceira caçamba do mutirão contra a Dengue

Todos juntos vamos eliminar o mosquito Aedes Aegypti.
Quinta, 22 Fevereiro 2024 14:04 - em Bambuí
Fala desastrosa

Israel declara Lula como 'persona non grata' após presidente comparar ação contra palestinos em Gaza ao Holocausto

O ministro das Relações Exteriores de Israel disse que o termo só será retirado se Lula pedir desculpas e se retratar. Petista deu declaração após ser questionado sobre a decisão de alguns países de suspender repasses financeiros à Agência da ONU para os Refugiados Palestinos.
Segunda, 19 Fevereiro 2024 14:26 - em Mundo
Mutirão

Segunda caçamba do Mutirão contra a Dengue

Faça uma faxina em sua casa para evitar os possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, e assim evitar que você seja infectado com Dengue, Chikungunya ou Zika.
Segunda, 19 Fevereiro 2024 07:34 - em Bambuí