Escrito por Fábio Willians
Terça, 22 Maio 2018 12:52
As agências bancárias e cooperativas de crédito de Piumhi (MG) têm até o final de julho para começar a se adequar a uma lei que prevê novos sistemas de segurança contra furtos de caixas eletrônicos.
Um projeto aprovado na noite desta segunda-feira (21) pela Câmara Municipal de Piumhi obriga as instituições a instalar anteparos de aço rentes às vitrines dos estabelecimentos, bem como um sistema de nebulização para reduzir a visibilidade do local e inibir a ação de criminosos que tentam explodir terminais de autoatendimento.
As agências que descumprirem a lei poderão sofrer penalidades. Em caso de não atendimento à exigência poderão pagar multa diária de 100 UPFP's (Unidade Padrão Fiscal de Piumhi) - após primeira notificação -, além de suspensão e cassação do alvará de funcionamento.
Depois de ser aprovada pela Câmara, a lei de autoria da mesa diretora, estipula um prazo de dois meses - até final de julho - para que, primeiro, as agências instalem dispositivo de nebulização de fumaça próximo à área dos caixas eletrônicos e ativado em caso de violação do sensor de presença.
A partir de então, as instituições terão mais dois meses para colocar proteção de aço escamoteado e com fechamento automatizado "devidamente instalado em frente ou logo após o anteparo de vidro das fachadas envidraçadas do autoatendimento."
Segurança Pública
A lei surgiu após a ação de criminosos na cidade no último dia 7 de abril, onde agências da Caixa Ecônomica Federal e do Banco do Brasil tiveram seus caixas eletrônicos explodidos.
Federação dos bancos
A Febraban não adiantou detalhes sobre o cumprimento da lei, mas informou que "o assunto está sendo analisado pelas áreas técnicas de cada instituição financeira."
Questionada sobre a aplicação da lei sobre a nebulização, a Federação Brasileira dos Bancos informou que a questão é analisada isoladamente por cada instituição financeira.
FONTE: www.piumhifm.com.br
Importante! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.