Escrito por Fábio Willians
Terça, 02 Março 2021 18:53
Com 102% de taxa de ocupação dos leitos de enfermaria e 80% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para pacientes com Covid-19 indisponíveis, a prefeitura de Formiga, no Centro-Oeste de Minas Gerais, decidiu acionar um hospital que era utilizado como retaguarda para a pandemia.
Segundo o Executivo municipal, após um estudo mais aprofundado, a Câmara Técnica de Enfrentamento ao Coronavírus decidiu abrir 15 novos leitos emergenciais para tratamento de pacientes com a doença no Hospital Santa Marta. O setor estava sendo usado como enfermaria clínica por pacientes de média complexidade com outras doenças.
“Inicialmente, nossa equipe técnica havia feito uma avaliação do espaço e viu que seria ideal para atender a estes pacientes de Covid-19 em leitos de enfermaria, contudo, dada a estrutura que já existe no Hospital Santa Marta, decidimos levar os pacientes de Covid-19 para lá”, explicou o secretário municipal de Saúde, Leandro Pimentel.
Ainda de acordo com ele, se for preciso, novos leitos podem ser abertos. “Amanhã (3) estará em funcionamento. Os profissionais que vão trabalhar no local, como médicos e enfermeiros, já compõem o quadro de servidores, e outros serão contratados”, completou.
Conforme a prefeitura, os quartos que receberão os pacientes vítimas da pandemia já passaram por sanitização. Os equipamentos como respiradores, máscaras e balas de oxigênio já estão sendo instalados.
Decreto
Entrou em vigor nesta terça-feira um decreto que determina, por sete dias, medidas mais duras para frear o avanço do coronavírus no município. Segundo o documento, todos os estabelecimentos comerciais e industriais só podem funcionar entre 5h e 19h, com exceção dos serviços farmacêuticos.
Após esse horário, bares, lanchonetes, restaurantes e ambulantes só podem comercializar via delivery, sendo proibida a venda de bebidas alcoólicas em qualquer parte do dia. Locais de lazer e academias não podem abrir.
Também ficou determinado que, a pessoa flagrada sem máscara de proteção cobrindo o rosto e a boca, deverá pagar uma multa de R$ 67,31, caso ela já tenha sido advertida em uma primeira oportunidade.
Situação
Atualmente, Formiga, que tem aproximadamente 68 mil habitantes, registrou 3.544 casos confirmados de coronavírus, sendo que 37 pessoas estão internadas. Ao todo, 64 enfermos já morreram em decorrência da doença.
FONTE: otempo
Importante! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.