Escrito por Fábio Willians
Segunda, 02 Março 2020 21:27 - Última modificação em Segunda, 02 Março 2020 21:33
A Prefeitura de Bambuí decretou situação de emergência nesta segunda-feira (2), após vários estragos terem sido causados pelo temporal que atingiu a cidade na última sexta-feira (28). Os atendimentos na Unidade Básica de Saúde Nossa Senhora das Graças foram cancelados nesta segunda.
Boa parte dos alagamentos registrados durante a chuva foram no Centro. De acordo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva começou por volta de 18h e em seis horas choveu 127,4 milímetros, número acima da média.
Em entrevista ao G1 o vice-prefeito Eugênio Pacelli (PSB) afirmou que cerca de 15 famílias deixaram as residências no dia temporal por causa da inundação, mas todas já retornaram para as casas. O prefeito Olívio Teixeira (PSB) foi a Belo Horizonte se reunir com representantes da Caixa Econômica Federal, para tratar de um financiamento para a cidade.
“Foi feito um pedido de financiamento para a Caixa destinado para para asfaltamento de ruas. Mas, devido ter sido decretado emergência, estamos vendo a possibilidade de usar esse dinheiro para refazer a Avenida João Paulinelli de Carvalho”, explicou Eugênio.
Segundo a Prefeitura, um levantamento financeiro é realizado para o cálculo dos prejuízos. Contudo, a administração disse ter uma maior preocupação com a cratera da Avenida João Paulinelli de Carvalho. O problema foi registrado no mesmo trecho onde havia outro buraco de 30 metros, que estava em obras de reparo há mais de um ano.
“O estrago na Avenida João Paulinelli foi muito grande. Tivemos também estragos em outras ruas, buracos que se abriram, mas em questão de proporção o da João Paulinelli foi maior, e coloca casas e comércio em risco”, destacou Eugênio.
Chuva e estragos
Bombeiros, Polícia Militar e Defesa Civil registraram veículos arrastados, alagamentos e moradores ilhados, inclusive os próprios militares. A água invadiu a Unidade Básica de Saúde Nossa Senhora das Graças o que provocou o cancelamento nesta segunda.
"No momento da chuva ficamos ilhados no quartel e tivemos dificuldades de sair para atender as ocorrências, por volta das 19h. A Avenida Emanuel Dias que dá acesso ao quartel ficou alagada", contou o soldado Vinícius Augusto.
O policial informou, ainda, que as ocorrências mais graves foram registradas no Centro, que é a parte mais baixa da cidade. Na região cerca de quatro carros foram arrastados, um muro desmoronou e a cozinha de uma casa desabou.
Postes de iluminação também foram danificados e deixaram alguns pontos sem energia. Em nota, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) disse que a energia elétrica foi completamente restabelecida neste sábado (29).
Nas redes sociais o prefeito de Bambuí, Olívio Teixeira, publicou um vídeo onde falou dos estragos causados pela chuva e na oportunidade se solidarizou com as pessoas que sofreram danos.
FONTE: Por Mariana Gonçalves, G1 Centro-Oeste de Minas
Importante! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.