Escrito por Fábio Willians
Segunda, 25 Novembro 2019 17:19 - Última modificação em Segunda, 25 Novembro 2019 17:33
Um acordo firmado em 2009 entre o IFMG - Campus Bambuí, Bambuí Bioenergia e Prefeitura, previa a execução de uma ciclovia ligando o bairro Lava-Pés a nossa unidade. A previsão inicial era de que a obra seria concluída até 2011, fato que não ocorreu.
Fazendo um histórico das negociações, deve-se citar que em 01/06/2009 foi celebrado o contrato 018/2009 – Autorização de Uso e Instituição de Servidão de Passagem, entre o IFMG - Campus Bambuí, a Bambuí Bioenergia S/A e o Município de Bambuí, onde o IFMG autorizou o uso e instituição de servidão para construção de linha de transmissão por parte da Bambuí Bioenergia, que se comprometeu a elaborar projeto e implantar a ciclovia entre Bambuí e o IFMG.
Esta ciclovia é de extrema importância, devido ao deslocamento frequente de alunos entre a cidade e o IFMG e, em função da estrada não oferecer acostamento, obriga os pedestres a transitarem na pista ocupando o mesmo espaço utilizado pelos veículos, e se tratando de um trecho sinuoso, apresenta risco iminente de acidente aos usuários. Lembrando que nesta rodovia, existe um alto fluxo de caminhões e máquinas pesadas, pois a mesma serve de acesso para a usina.
Desde 2015, com a mudança na gestão da Direção-Geral do IFMG - Campus Bambuí, foram retomadas as negociações junto à Bambuí Bioenergia S/A e ao Município de Bambuí. Após uma série de tratativas, conseguimos chegar a um modelo viável de implantação da ciclovia. Assim, foram renovadas todas as documentações necessárias entre os parceiros do projeto, em que foi confeccionado um novo projeto, devidamente aprovado junto ao Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais - DEER/MG.
Após esta etapa, realizamos um minucioso trabalho junto aos órgãos ambientais para obter o documento autorizativo para intervenção ambiental. Destaco que o tamanho da ciclovia foi projetado de forma a minimizar os impactos ambientais, e delineamos um detalhado plano de compensação ambiental. Somente para citar, a área de compensação ambiental equivale a 3 vezes o tamanho da área que será suprimida.
Dessa forma, as intervenções estruturais se iniciarão hoje, dia 25/11/2019, por isso, solicitamos aos usuários da rodovia LMG 827, atenção redobrada ao transitar pelo local e paciência durante o processo de execução, pois estaremos trabalhando para minimizar os impactos durante essa etapa do projeto.
Por isso, pedimos o apoio e compreensão de todos para que possamos conseguir concluir esta obra. E assim, realizar este grande sonho do IFMG - Campus Bambuí. Aproveito para agradecer o apoio dos parceiros: Bambuí Bioenergia, Prefeitura Municipal de Bambuí e Canastra Ambiental, cujo apoio foi fundamental neste melindroso processo. Esperamos que a obra ocorra de forma célere, e sem novos atrasos.
FONTE: Direção-Geral do IFMG – Campus Bambuí
Importante! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.