Escrito por Fábio Willians
Sexta, 16 Novembro 2018 13:44 - Última modificação em Sexta, 16 Novembro 2018 19:14
A Prefeitura de Bambuí tombou o Monumento em Homenagem aos Expedicionários (Pracinhas Bambuienses), localizado à praça Rui Barbosa, no Centro, como um patrimônio público cultural. Este monumento foi erguido na década de 1960 em homenagem aos bambuienses que participaram da 2ª Grande Guerra Mundial e que lutaram bravamente na Itália.
O monumento foi construído e inaugurado em 1965, na gestão do prefeito João Moreira Magalhães em comemoração aos 20 anos de participação dos 14 bambuienses que participaram na guerra. O monumento é uma pira ou tocha sustentado por duas colunas em homenagem aos heróis.
O processo de tombamento foi elaborado pela diretora de Cultura, Dione Silva e com a aprovação da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e do Conselho Municipal do Patrimônio Artístico e Cultural, COMPAC. O processo será encaminhado também para o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, IEPHA, para o reconhecimento e inclusão no ICMS Cultural.
O tombamento reconhece o valor histórico e cultural deste bem que tem um estilo típico do período realismo. Assim, a Prefeitura terá maiores e melhores condições proteger e manter este patrimônio histórico de Bambuí com o aumento do ICMS cultural destinado para este fim. A cada tombamento de patrimônio histórico e cultural o município aumenta a sua pontuação, que é transformado em mais recursos para a área cultural.
A Câmara Municipal de Bambuí aprovou o projeto de lei e o prefeito Olívio Teixeira sancionou.
Obs: Com informações historiador Lindiomar Silva
FONTE: PMB
Importante! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.