Escrito por Fábio Willians
Quinta, 07 Fevereiro 2019 22:34
A hanseníase é uma doença muito antiga, conhecida naquela época como lepra, era temida e as comunidades separavam as pessoas que a tinham. Com o avanço da medicina a doença recebeu uma atenção especial e surgiram os tratamentos e a cura para a hanseníase. Entretanto, ela não está erradicada e é preciso que as pessoas mantenham o alerta para evitar a contaminação pelo bacilo Micobacterium leprae.
Atenta à doença a Secretaria Municipal de Saúde fez um treinamento com os Agentes Comunitários de Saúde, ACS, sobre a hanseníase, com abordagem sobre a doença, transmissão, tratamento e metas a serem cumpridas para a redução de casos. O objetivo é orientar os agentes de saúde para que, durante as visitas domiciliares aos bambuienses, repassem as informações e identifiquem possíveis casos.
A hanseníase é uma doença silenciosa que é transmitida pelas vias aéreas superiores (tosse ou espirro) e pode demorar de 5 a 10 anos para aparecer os primeiros sintomas como, manchas, dor e formigamento nos braços e pernas e redução da sensibilidade nas mãos e pés, entre outros. A hanseníase tem cura e o tratamento é gratuito pelo SUS.
FONTE: PMB
Importante! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.