Escrito por Fábio Willians
Quarta, 03 Abril 2019 00:47
Maravilhoso, fantástico, espetacular, um sucesso. Estes foram os comentários dos bambuienses e amigos que participaram e desfrutaram do 2º Festival Gastronômico da Goiaba, realizado neste fim de semana em Bambuí.
Além destes comentários os frequentadores disseram que foi uma ótima oportunidade de se ter uma convivência com os amigos em um ambiente tranquilo, com muita música boa e alimentos e bebidas saborosos. O 2º Festival Gastronômico da Goiaba foi realizado nos dias 29 e 30 de março, no segundo piso do Parque de Exposições Ministro Alysson Paulinelli e superou o primeiro evento, que foi muito elogiado também.
“A goiaba é um alimento muito importante na vida de muitos bambuienses e serve de um chamarisco, um atrativo, para a administração municipal impulsionar o turismo gastronômico de Bambuí, já que somos a porta da região da Canastra”, disse o prefeito Olívio Teixeira na abertura do evento. Além da goiaba, outros produtos oriundos do município como o leite e a cana-de-açúcar, geraram subprodutos como a goiabada, o queijo e a cachaça que estavam presentes no Festival. Estes subprodutos, que hoje já ostentam um grande prestígio estavam presentes em muitos alimentos e bebidas comercializados no Festival pelos comerciantes que participaram do evento.
A goiaba, o queijo e a cachaça também estavam presentes nas aulas da Cozinha Show, uma das novidades deste ano no Festival Gastronômico da Goiaba, que teve a presença de três renomados chefs de cozinha. Maria Amélia, “Meméia”, bambuiense radicada em Brasília, João Vilas Boas, professor de gastronomia na Universidade Federal de Juiz de Fora e Joanne Ribas, proprietária de restaurante em São José do Barreiro, São Roque de Minas que colaborou muito na organização da Cozinha Show.
A tradição não podia ficar de fora no evento. Foram construídos fornalhas e fornos de barro para demonstrar para os mais jovens como antigamente eram feitos a goiabada, biscoitos, pão de queijo e bolos. Os doceiros, os produtores de cachaça e artesãos aproveitaram a oportunidade para exporem seus produtos.
Para se comer e beber bem além das boas companhias não pode faltar música de qualidade. E isto foi o que não faltou no Festival e músicos com algum vínculo com Bambuí. Geraldo Viola, Marina Araújo (filha de bambuiense), Banda Hocus Pocus (a segunda melhor cover dos Beatles no Mundo), Jodelívio, Jonas e Fábio, Manuvéi e Viola de Nóis (Manuvéi/Tarcísio é de Bambuí) e Santo de Fora.
O Festival Gastronômico da Goiaba faz parte do Circuito Gastronômico da Canastra e algumas cidades da região participaram trazendo produtos variados, Vargem Bonita, Piumhi, Medeiros e São Roque de Minas. Além disto participaram do evento a prefeita de Tapira, Liliane Venâncio e o prefeito de Vargem Bonita, Samuel Matos.
“Para que um evento tenha êxito e sucesso é preciso trabalhar em parceria e com bons parceiros”, disse o prefeito Olívio Teixeira, que agradeceu muito a importante colaboração dos servidores municipais que se empenharam em oferecer um evento de qualidade para a população. Além da importante parceria com os servidores municipais, a Prefeitura contou com um apoio importante do Sindicato Rural, Crediban, Hiperágua Canastra e Smart Pag Pouco, Fibra Mais, IFMG Campus Bambuí, Emater, doceiros artesanais, Supermercado do Paulinho, Acib Núcleo Empreender, que envolve as empresas, Lulujó, Yes Cosméticos, Calçados Lasmar, Algarro, Agropec, Mobilar, Helena Enxovais, Destac Modas, Multi Preços, MUU Shake, Espaço Isabela Garcia, Econômica Center, Natucentro, Divina Natureza e Embalaklin.
FONTE: ASSCOM / Samuel Vargas
Importante! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.