Escrito por Fábio Willians
Sábado, 16 Março 2019 12:42 - Última modificação em Sábado, 16 Março 2019 13:03
O ex-ministro da agricultura e diretor da Verde Fertilizantes, Alysson Paulinelli, recebeu, no dia 26 de Fevereiro, o título de Embaixador da Boa Vontade do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).
A cerimônia foi realizada em Brasília, com a presença da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e do ministro da Cidadania, Osmar Terra.
A ministra Tereza Cristina ressaltou o importante trabalho do IICA junto ao agro brasileiro e a relevância da parceria entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o IICA, considerando que o país tem hoje, um papel protagonista na exportação mundial.
Já o Ministro Osmar Terra elogiou o papel do Instituto e seus parceiros na revolução que está se formando com o objetivo de impulsionar a agricultura, inclusive a familiar, no Brasil e nas Américas.
O título de Embaixador da Boa Vontade foi entregue ao Diretor da Verde, pelo Diretor-Geral do Instituto, Manuel Otero.
Segundo ele, o modelo de agricultura desenvolvido por Paolinelli é um dos mais bem-sucedidos do mundo, contribuindo para o sucesso do nosso país em oferta e segurança alimentar.
Ele ainda destacou o entusiasmo e a capacidade de execução de Alysson em iniciativas que trazem os jovem para o ramo da agricultura. Na Verde por exemplo, sob sua direção, foram investidos mais de R$200 milhões em pesquisa e tecnologia durante anos de testes de campo nas maiores empresas agrícolas do Brasil e do mundo. Além disso, estabelecidas parcerias com 14 universidades e centros de pesquisa.
Ao receber o prêmio, Paulinelli destacou a importância do Instituto e sua contribuição no projeto de envio de jovens pesquisadores brasileiros ao exterior para especialização.
Mais sobre Alysson Paulinelli
É o segundo reconhecimento interacional relevante de Alysson Paulinelli. Ele também já recebeu o prêmio World Food Prize (Nobel da Alimentação) pelo trabalho na liderança do processo de construção de uma plataforma de ciência, tecnologia e inovação instaurada nos anos 70, que permitiu importantes desenvolvimentos à agricultura tropical.
Engenheiro agrônomo pela Escola Superior de Agronomia de Lavras (ESAL, hoje Universidade Federal), Paulinelli foi secretário de Agricultura de Minas Gerais, criando incentivos que tornaram o estado o maior produtor de café do Brasil.
Como ministro da Agricultura do país, Paulinelli foi fundador da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), líder mundial em pesquisas sobre agricultura e pecuária tropical.
É diretor da empresa Verde Fertilizantes, que hoje exporta seu produto nacional, para os Estados Unidos e Canadá, oferecendo ao mercado inovações rumo a uma agricultura mais produtiva e sustentável.
Seu trabalho é considerado significativo na melhoria da sustentabilidade, do volume e da qualidade dos alimentos entregues pela agricultura tropical brasileira.
FONTE: Assessoria de Imprensa/Verde AgriTech
Importante! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.