Escrito por Fábio Willians
Quinta, 17 Janeiro 2019 18:44 - Última modificação em Quinta, 17 Janeiro 2019 18:52
Neste período de verão, chuvas e sol muito forte, há o risco de infestações de várias doenças, entre elas a Dengue. Bambuí não está fora desta regra de acordo com o Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti, LIRAa, feito esta semana, 14 a 17 de janeiro, que apontou 4,4%. Portanto há risco de infestação de Dengue e a Secretaria Municipal de Saúde já notificou 5 casos suspeitos, sendo dois confirmados, dois em análise e um descartado.
Pelo levantamento feito pelo Departamento de Endemias o risco é alto nos bairros Cerrado, Campos, São Conrado, Luchesi, Centro, Vista Alegre, Candola, Sion, Gabiroba, Lava-pés, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora Santana, Bela Vista, Nações, Açudes, Rola Moça, Nossa Senhora de Fátima, Centenário, Cidade Nova, Jardim América, Sagrado Coração de Jesus e Industrial. Mas nos outros bairros também existe o risco. A maioria dos focos do mosquito Aedes aegypti estão nas residências de acordo com o LIRAa. É preciso eliminar estes focos como caixa d’água destampada, pneus, garrafas, vasos de plantas e locais onde possam acumular água.
A Secretaria de Saúde já intensificou os trabalhos de prevenção com as visitas rotineiras às residências, orientações e alertas aos moradores, além de panfletagem. A Secretaria convoca a população a participar mais ativamente do combate eliminando os possíveis focos do mosquito nos domicílios. Em janeiro de 2018 o LIRAa registrou 15,8% e com o apoio dos moradores houve redução do percentual.
FONTE: PMB
Importante! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.