Escrito por Fábio Willians
Quinta, 23 Maio 2019 15:31
O governador Romeu Zema (Novo) assinou, na tarde desta quarta-feira (22), um decreto para o incentivo do uso de Gás Natural Veicular (GNV), em Minas. Segundo o documento, os veículos novos, fabricados no Estado, cujo motor de propulsão seja movido a gás natural, terão benefícios especiais, como a isenção do pagamento de IPVA.
Para isso, a instalação deve ser feita no mesmo ano em que o carro for fabricado e é obrigatória a certificação pelo Inmetro. A medida foi anunciada durante encontro do governador com representantes da Fiat Chrysler Automobiles (FCA), em Betim, na região metropolitana da capital.
A parceria prevê que a empresa multinacional fabrique veículos com motores predispostos ao uso de Gás Natural Veicular (GNV) e biometano.
“Vamos olhar para frente. Teremos diferenciação do IPVA para veículos movidos a gás, vamos ter revolução na questão de gás no Brasil nos próximos anos. Vamos ter parceria com as escolas, o que é extremamente importante. No meu governo, não só a Fiat como todo o setor produtivo terão o maior apoio. Estamos trabalhando para que o compromisso de criar pelo menos 150 mil empregos por ano seja cumprido”, disse Zema.
A Fiat disponibilizará pessoal técnico para que, em conjunto com a Gasmig, possa buscar fomento à inovação e alternativas tecnológicas a partir dos testes e uso do GNV e gás biometano.
A disponibilização da estrutura fabril, de laboratórios, equipe operacional e técnica vai facilitar a maximização da eficiência energética do combustível, buscando, por exemplo, o desenvolvimento de materiais mais leves, alternativos e soluções de baixo custo. Toda a logística necessária para a realização do abastecimento dos veículos com gás natural será realizada pela Gasmig.
Educação e pesquisa
Como parte dos investimentos, o Governo de Minas e a Fiat também firmaram uma parceria em educação, pesquisa e desenvolvimento. O termo de intenções visa realizar programas e projetos na área de Engenharia Automotiva. O escopo consiste na implementação de ações de curto, médio e longo prazo, com vigência de até 48 meses. Programas como Summer Camp e Circuitos, identificados como ações imediatas, visam abordagem de conteúdos nas áreas de indústria 4.0, segurança veicular, design, powertrain, dentre outros.
FONTE: bhaz.com.br
Importante! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.