Escrito por Fábio Willians
Segunda, 16 Dezembro 2019 19:47
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) lança, nesta segunda-feira (16), um aplicativo que dá acesso a dados fiscais dos municípios de Minas Gerais.
Por meio do app “Lupa de Minas”, os mineiros poderão se informar sobre contas em diversas áreas como saúde, educação, obras e convênios.
Segundo o TCE, o aplicativo foca a transparência como forma de fomentar o controle social. Nele, as pessoas poderão comparar os dados da sua cidade com municípios vizinhos ou de porte parecido, para avaliar a eficiência da gestão pública.
De acordo com o presidente do tribunal, o conselheiro Mauri Torres, a iniciativa é pioneira no Brasil. Ele destaca a facilidade de acesso aos dados.
"Hoje qualquer pessoa mexe com o celular, mexe com aplicativo. Nós vamos poder acompanhar, em tempo real, as realizações: o índice da educação, o índice da saúde, índice da despesa com pessoal e, principalmente, a execução das obras", disse.
Os dados que compõem o aplicativo foram disponibilizados pelo Sistema Informatizado de Contas dos Municípios (Sicom).
"Os dados já estavam disponíveis, mas não estavam de fácil entendimento ao cidadão. O cidadão, na hora que baixar o aplicativo e começar a navegar, ele vai enxergar com maior rapidez e maior facilidade esses dados", explicou o assessor da Diretorial-Geral do TCE, Paulo Guimarães Silva.
O app foi desenvolvido pelo corpo técnico do tribunal e viabilizado por uma parceria entre o TCE e o Ministério da Justiça e Segurança Pública.
"Ele vai ter uma visão global do município. Isso vai servir para quê? Não só para o cidadão, mas também para os gestores, vereadores para exercer o controle sobre as contas públicas", afirmou Silva.
FONTE: Por Raquel Freitas, G1 Minas — Belo Horizonte
Importante! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.