Escrito por Fábio Willians
Quarta, 16 Maio 2018 14:06
Servidores da rede estadual de ensino do Centro-Oeste iniciaram nesta quarta-feira (16) uma paralisação das atividades em protesto ao anúncio da nova data para o pagamento do parcelamento do salário anunciado pelo Governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, nesta terça-feira (15) e pelo atraso dos vencimentos.
Segundo a diretora de políticas sociais do Sindicatos Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (SindUTE-MG), Maria Catarina do Vale, em Divinópolis 28 das 35 escolas estaduais aderiram ao movimento.
Ela confirmou que servidores de outras cidades da região Centro-Oeste de Minas estão em Belo Horizonte. No entanto, ela não soube dizer quantas escolas estaduais destas cidades aderiram à paralisação.
"Estamos reunidos na Praça da Liberdade com servidores de Abaeté, Carmo da Mata, Divinópolis, Oliveira, Cláudio, Itaúna e outras cidades. Nossa intenção é fazer um ato e mostrar para o Governo a nossa insatisfação com as suas atitudes para com a educação”, explica Maria Catarina.
Segundo o SindUTE, a categoria reivindica ainda o pagamento do piso salarial conforme acordo assinado entre o sindicato e o governo do Estado. Os servidores também pedem o cumprimento dos acordos assinados e atendimento de qualidade pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (Ipsemg).
"Nossa manifestação é para reintegrar, acima de tudo, que queremos que o nosso pagamento volte para o quinto dia útil. Nossa postura é reafirmar a nossa luta de sempre pela melhoria da educação", completa Maria Catarina.
Escalonamento
De acordo com o Governo de Minas, quem ganha até R$ 3 mil vai receber o salário referente a abril em parcela única na próxima sexta-feira, dia 18 de maio. Inicialmente o salário seria pago no dia 16, mas foi adiado por causa dos servidores que estariam sob suspeita de acumular cargos ilegalmente, segundo informou a assessoria do estado.
Quem ganha mais de R$ 6 mil recebe o salário em três parcelas. Elas serão pagas nos dias 18, 25 e 30 de maio. As forças da Segurança Pública, Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros e Agentes Penitenciários e servidores da Fhemig não tiveram a data da primeira parcela alterada.
FONTE: Por G1 Centro-Oeste de Minas
Importante! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.