Escrito por Fábio Willians
Quarta, 07 Julho 2021 19:42
Professores da rede estadual de Minas Gerais decidiram, nesta quarta-feira (7), entrar em greve sanitária no período entre segunda-feira (12) e sábado (17) da semana que vem, nas escolas onde houver convocação para trabalho presencial. Apesar da paralisação, os profissionais continuarão disponíveis para a prestação do trabalho remoto. O retorno às aulas na rede pública do Estado está programado para ocorrer na segunda-feira (12) em cidades da Onda Vermelha do programa de flexibilização Minas Consciente.
A decisão pela greve foi deliberada pelo Conselho Geral do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), durante reunião na manhã desta quarta. Segundo a entidade, o objetivo é proteger a vida de educadores, estudantes e das comunidades escolares e reagir ao anúncio de início das aulas em forma híbrida na rede estadual nessa segunda (5) para professores, e no dia 12 para estudantes.
“É preciso destacar que o governo resolveu modificar os parâmetros para o retorno presencial nos municípios, incluindo a Onda Vermelha. A vacinação no estado segue lenta, nível alto de ocupação dos leitos de UTI, e as escolas sem condições estruturais para garantir segurança sanitária”, afirmou a professora Denise Romano, coordenadora-geral do Sind-UTE/MG.
A entidade também declarou que, após ter conseguido manter a suspensão das atividades desde abril de 2020, por meio de decisão liminar concedida pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), houve modificação do entendimento dos mandados de segurança impetrados pelo sindicato, no mês passado, o que, na análise do Sind-UTE, permitiu à Secretaria de Estado de Educação (SEE) tentar “impor o retorno sem oferecer segurança sanitária”.
Em nota, a Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG) informou que vai acompanhar a adesão ao movimento nas escolas estaduais, mas reiterou que o processo de retomada das atividades presenciais foi planejado com "todo cuidado e segurança", com ações de acolhimento dos profissionais nas unidades escolares nesta semana e preparação para o retorno dos estudantes no próximo dia 12.
Além disso, a pasta reforçou que a retomada das atividades presenciais na rede estadual está acontecendo de maneira segura, híbrida, gradual e facultativa, seguindo rigorosamente todos os protocolos sanitários da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).
Conforme a SEE-MG, esse documento foi desenvolvido em conjunto por um grupo de trabalho formado por especialistas nas áreas de saúde e educação, e balizado por critérios técnicos que orientam as deliberações do Comitê Extraordinário Covid-19.
"Todas as escolas realizaram um checklist criterioso para aplicação das adequações necessárias no ambiente, com regras de distanciamento e disponibilização dos equipamentos de proteção e produtos de higiene e limpeza. A retomada também inclui monitoramento de casos suspeitos da doença, com a possibilidade de afastamento progressivo de alunos, turmas e até o fechamento de escolas, em caso de necessidade", finalizou.
FONTE: hojeemdia.com.br
Importante! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.