Escrito por Fábio Willians
Quinta, 26 Novembro 2020 11:26
Minas já tem um Plano de Contingência para a vacinação contra a Covid-19. Uma das estratégias será a imunização no esquema drive thru para evitar aglomerações. O documento também detalha que já foram adquiridos insumos e câmaras frigoríficas para armazenar as doses.
As ações foram divulgadas na noite dessa quarta-feira (25) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). O processo, que já foi iniciado, está dividido em três fases: pré-campanha, campanha e pós-campanha.
Na primeira fase, o foco do governo de Minas é acompanhar a evolução das pesquisas e estudos clínicos sobre o novo coronavírus, além de ampliar o número de profissionais envolvidos e estruturar os municípios para receber as vacinas.
Haverá, também, a implementação de 14 Centros de Referência em Imunobiológicos Especiais Regionais e Vigilância de Eventos Adversos Pós-Vacinação no território mineiro.
Sequência
A segunda fase, a campanha, contará com a divulgação das informações sobre a vacina e estabelecimento de diretrizes estaduais conforme recomendações do Programa Nacional de Imunizações (PNI).
O plano indica que semanalmente ocorrerá a elaboração de um Informe Epidemiológico com o número de doses recebidas, distribuídas, administradas e a cobertura vacinal no Estado. É nesta fase que o cronograma de envio de vacinas para as Unidades Regionais de Saúde (URS) será criado.
Conforme o documento, será feito o acompanhamento periódico de coberturas vacinais por grupos elegíveis para vacinação, além do monitoramento e investigação de eventos adversos pós imunização.
A terceira e última fase representa a realização de Monitoramento Rápido de Coberturas Vacinais (MRC) e o balanço e apresentação das atividades realizadas. Neste momento, o Estado localizará as pessoas que ainda não foram vacinadas e incentivará a imunização conforme as indicações do Calendário Nacional de Vacinação, incluindo contra a Covid-19.
Pelo fato de não haver uma vacina pronta no mercado - os estudos mais avançados se encontram em fase clínica III -, a primeira versão do documento informa que o planejamento será focado principalmente na pré-campanha, “preparando o sistema de saúde para uma das maiores ações de vacinação do país”.
Compra de seringas
Segundo a SES, o governo de Minas já adquiriu 50 milhões de seringas agulhadas para vacinação contra a Covid-19. Na primeira etapa, foram investidos mais de R$ 35 milhões. A previsão é de que todos os itens sejam entregues até o fim deste ano.
Ações e estrutura
A estruturação da Central Estadual da Rede de Frio - que assegura que todos os imunobiológicos mantenham suas características, desde o laboratório produtor até o momento da utilização - também já está em execução, conforme a secretaria. Foram adquiridas 705 câmaras refrigeradas para serem doadas aos municípios e regionais de saúde, um investimento de R$ 4 milhões.
FONTE: hojeemdia.com.br
Importante! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.