Minas 2022: Pesquisa mostra Zema na frente e polarização com Kalil

Instituto Paraná Pesquisas simula quatro cenários para a disputa no ano que vem. Em todas, o governador está em primeiro lugar




Escrito por

Quarta, 24 Fevereiro 2021 11:09

Uma pesquisa feita pelo Instituto Paraná Pesquisas, divulgada nesta quarta-feira (24/02), mostra que o governador Romeu Zema (Novo) lidera a corrida eleitoral pelo governo de Minas. Quatro cenários foram simulados pelo instituto e todos apontaram Zema reconduzido à cadeira do Executivo estadual em 2022.

Mas o levantamento indica também polarização entre dois ocupantes do Poder Executivo mineiro que tiveram resultados expressivos nas últimas eleições. Em 2018, Romeu Zema, em sua primeira eleição, garantiu o governo de Minas ao vencer, no segundo turno, com 71,28% dos votos válidos, contra 28,2% de Antonio Anastasia (então no PSDB). Já o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, conquistou a reeleição em 2020 ao vencer, no primeiro turno, com 63,36% dos votos válidos.

No primeiro cenário do levantamento do Instituto Paraná, Zema aparece com 43,8% das intenções de voto. Alexandre Kalil (PSD), atual prefeito de Belo Horizonte, figura na segunda posição, com 23,5% das intenções de voto. O deputado federal André Janones (Avante), com 5,5% das intenções, é o terceiro colocado da lista. Logo atrás vem o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM), com 4,4%.

Patrus Ananias (PT), com 2,6%; Áurea Carolina (Psol), com 2,5%; Marcelo Álvaro Antônio (PSL), com 1%; Paulo Abi-Ackel (PSDB), também com 1%, e Agostinho Patrus (PV), com 0,6%, completam a lista. Brancos e nulos somam 9,2%. Não sabe ou não responderam aparecem com 6%.

No segundo cenário, o nome de Rodrigo Pacheco foi retirado da simulação. Nele, Zema também lidera, com 45,3% das intenções de voto. Kalil aparece na vice-liderança, com 24,1% da preferência dos entrevistados. André Janones, em terceiro, tem 5,7% das intenções de voto.

Áurea Carolina e Patrus Ananias têm 2,8% das intenções, enquanto Marcelo Álvaro Antônio foi lembrado por 1,1% dos entrevistados. Paulo Abi-Ackel tem 1%, enquanto Agostinho Patrus aparece com 0,8%. Intenções de votos brancos e nulos figuram com 10%, enquanto entrevistados que não souberam ou não responderam somam 6,4%.

No terceiro cenário, o nome de Kalil foi retirado e o de Rodrigo Pacheco acrescentado, além do senador Carlos Viana (PSD). Nesta simulação, a diferença de Zema para o segundo colocado, Viana, é maior: 49,4% a 7,5%. André Janones aparece na terceira colocação, com 5,7% das intenções de voto. Rodrigo Pacheco vem logo em seguida, com 5,4%.

Patrus Ananias (4%), Áurea Carolina (3,9%), Agostinho Patrus, Marcelo Álvaro Antônio e Paulo Abi-Ackel (1,2%) completam a lista. Intenções de votos brancos e nulos somam 13,6%. Não sabem ou não responderam são 6,8%.

No quarto e último cenário, sem Rodrigo Pacheco, Zema lidera com 51,7% das intenções de voto. Carlos Viana tem 8,4% da preferência dos entrevistados, enquanto André Janones tem 5,9%. Áurea Carolina e Patrus Ananias têm 4,2% das intenções de voto. Já Agostinho Patrus, Marcelo Álvaro Antônio e Paulo Abi-Ackel têm 1,3%.

Foram ouvidos 1.638 eleitores com 16 anos ou mais, em 86 municípios, entre os dias 18 a 22 de fevereiro. O nível de confiança é de 95%, com uma margem estimada de erro de, aproximadamente, 2,5% para os resultados gerais.

FONTE: em.com.br


COMENTÁRIOS


Importante! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.



MAIS DO BAMBUINEWS

Reajuste aos servidores

Haddad descarta aumento para servidores em 2024: “Orçamento está fechado”

Declarações foram dadas em rápida entrevista coletiva, após reunião da Junta de Execução Orçamentária (JEO), a pedido da ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck
Quarta, 10 Abril 2024 15:25 - em Brasil
DPVAT

Câmara aprova retorno do seguro DPVAT

O projeto seguirá para análise e votação no Senado. Caso seja aprovado, as mudanças entrarão em vigor após a sanção presidencial.
Quarta, 10 Abril 2024 15:10 - em Brasil
Vacinação

Vacinação contra a gripe

A vacinação é realizada nas Unidades Básicas de Saúde e é preciso apresentar cartão de vacinação, cartão do SUS e CPF.
Terça, 26 Março 2024 08:42 - em Bambuí
Dengue

Arrastão contra a dengue nos bairros Açudes e Vista Alegre com sucesso

E o arrastão contra a dengue vai continuar. Desta vez será nos bairros Luchesi, Bela Vista e Senhora Santana, sexta-feira, dia 22 de março a partir das 7h.
Quinta, 21 Março 2024 17:54 - em Bambuí
Mutirão contra a Dengue

Arrastão contra a Dengue nos bairros Açudes e Vista Alegre

Quarta-feira, dia 20, haverá um arrastão no bairro Açudes e no loteamento Vista Alegre
Quarta, 20 Março 2024 12:02 - em Bambuí
Exames

Mudança no horário de marcação de exames

Os agendamentos serão de 8:30 até as 10h na UBS São Sebastião. E serão distribuídas 20 fichas por dia. Desta forma não haverá mais a necessidades de as pessoas chegarem de madrugada para ficar na fila a fim de fazer a marcação dos exames. Destes 20 exames, 10 serão realizados na própria UBS São Sebastião e os outros 10 serão feitos no Hospital Nossa Senhora do Brasil. Não adianta ir direto no hospital, tem de passar pela UBS primeiro.
Segunda, 11 Março 2024 07:12 - em Bambuí
Acidente

Em Bambuí: Carro é arrastado por trem ao tentar cruzar linha férrea e idoso fica ferido

A VLI informou nesta terça-feira (5) que o carro não respeitou a sinalização e avançou sobre a passagem em nível enquanto uma composição se aproximava da travessia.
Terça, 05 Março 2024 17:15 - em Bambuí
Drogas

Homem é preso por tráfico de drogas

O autor (28 anos) foi preso em flagrante delito pelo crime de tráfico ilícito de drogas e foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil em Bambuí juntamente com as drogas apreendidas.
Terça, 05 Março 2024 10:26 - em Bambuí
Lote sujo

Prefeitura publica notificação para a limpeza de imóveis contra a Dengue

Limpeza de lotes deve ser no prazo de 05 (cinco) dias, sob pena de multa de 8 UFPMB (R$797,12 setecentos e noventa e sete reais e doze centavos).
Terça, 05 Março 2024 10:15 - em Bambuí
Dengue

Arrastão contra a Dengue no bairro Rola Moça

Sexta-feira, dia 01 de março, haverá um arrastão no bairro do Rola Moça. Um caminhão passará pelas ruas do bairro para o recolhimento dos possíveis criadouros do mosquito.
Quinta, 29 Fevereiro 2024 10:25 - em Bambuí
Endemias

Arrastão contra a Dengue no bairro Cerrado

Um caminhão passará pelas ruas do bairro para o recolhimento dos possíveis criadouros do mosquito.
Terça, 27 Fevereiro 2024 12:36 - em Bambuí
Saúde

Boletim epidemiológico: Dengue, Chinkungunya, Zica

Boletim epidemiológico
Segunda, 26 Fevereiro 2024 07:44 - em Bambuí
Dengue

Terceira caçamba do mutirão contra a Dengue

Todos juntos vamos eliminar o mosquito Aedes Aegypti.
Quinta, 22 Fevereiro 2024 14:04 - em Bambuí
Fala desastrosa

Israel declara Lula como 'persona non grata' após presidente comparar ação contra palestinos em Gaza ao Holocausto

O ministro das Relações Exteriores de Israel disse que o termo só será retirado se Lula pedir desculpas e se retratar. Petista deu declaração após ser questionado sobre a decisão de alguns países de suspender repasses financeiros à Agência da ONU para os Refugiados Palestinos.
Segunda, 19 Fevereiro 2024 14:26 - em Mundo
Mutirão

Segunda caçamba do Mutirão contra a Dengue

Faça uma faxina em sua casa para evitar os possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, e assim evitar que você seja infectado com Dengue, Chikungunya ou Zika.
Segunda, 19 Fevereiro 2024 07:34 - em Bambuí
Carnaval

Tarde carnavalesca na Praça Coronel Torres

A matinê terá a participação da Bateria Show concentra mas não sai e com o DJ Spock tocando marchinhas carnavalescas e diversas brincadeiras para as crianças. Dia 13 na praça Coronel Torres a partir do meio dia.
Quinta, 08 Fevereiro 2024 10:31 - em Bambuí