Escrito por Fábio Willians
Quinta, 17 Maio 2018 00:00
A caminhada para o hexacampeonato não poderia ter iniciado melhor para o Cruzeiro. O time de Mano Menezes saiu atrás do marcador na noite desta quarta-feira, na Arena da Baixada, mas teve paciência, habilidade e um pouco de sorte para igualar o placar com o Atlético-PR e virar o jogo no último lance. Depois de Thiago Carleto marcar de falta na primeira etapa, Henrique empatou em finalização de fora da área (com desvio decisivo de Thiago Heleno) e Raniel deixou sua marca aos 47' do segundo tempo. Com o 2 a 1 em Curitiba, a Raposa precisa apenas do empate em Belo Horizonte para avançar às quartas de final.
Atlético-PR e Cruzeiro, porém, voltam a duelar pela Copa do Brasil só depois da Copa do Mundo da Rússia. Os clubes se enfrentam no Mineirão em 16 de julho (segunda-feira), às 20h. O próximo compromisso do time de Mano Menezes é pelo Campeonato Brasileiro, contra o Atlético. O clássico está marcado para o próximo sábado, às 16h, no Independência. O Furacão visita o Fluminense no Maracanã no domingo, às 19h, no Maracanã.
O jogo
Atlético-PR e Cruzeiro são clubes que têm no banco de reservas treinadores com características parecidas. Estudiosos, Fernando Diniz e Mano Menezes costumam defender suas filosofias de jogo a qualquer custo. Até por isso, o início da partida na Arena da Baixada mostrou equipes aplicadas taticamente. Sem duas de suas principais peças, Guilherme e Nikão, o Furacão esperou a Raposa nos instantes iniciais de jogo. Diminuiu a linha de marcação e deu campo para o time celeste dominar até os 15', quando o rubro-negro equilibrou as ações.
O time de Fernando Diniz foi o primeiro a ter oportunidade de gol. Aos 13', Rossetto recebeu na intermediária, fintou Lucas Silva e testou de longe. Fábio espalmou a bola para a linha de fundo. O Cruzeiro respondeu com as quatro oportunidades seguintes do jogo. Aos 24', a equipe mineira saiu em rápido contra-ataque, mas a defesa atleticana cortou o cruzamento de Egídio para Arrascaeta. Dois minutos depois, pelo alto, Sassá subiu mais alto, mas o cabeceio saiu pela linha de fundo. Já aos 29' e aos 34', Robinho foi quem apareceu para finalizar. O meia levou perigo ao gol de Santos em duas tentativas – uma dentro da área e outra da intermediária.
Apesar do domínio do Cruzeiro nas chances do primeiro tempo, foi o Atlético-PR que saiu na frente. Aos 39', em bola parada, Thiago Heleno quase marcou de cabeça. Dedé desviou antes de a bola parar nas mãos de Fábio. Os jogadores do Furacão reclamaram de pênalti do zagueiro. No lance seguinte, aos 40', em nova bola parada, os donos da casa abriram o marcador. Carleto cobrou com perfeição e superou o goleiro cruzeirense, que viu a bola quicar em sua frente antes de entrar no gol. 1 a 0. O Atlético ainda marcou mais uma vez, aos 44', mas o bandeira, acertadamente, viu Zé Ivaldo em posição de impedimento.
Consciente da importância de igualar o marcador, mas também de não sofrer mais gols de olho no jogo da volta, o Cruzeiro voltou para o segundo tempo sem correr muitos riscos. Ainda assim, controlou a posse de bola nos instantes iniciais e chegou a marcar em linha alta o Atlético-PR. Aos 12', Rafinha encontrou Arrascaeta na área, o meia cruzou para Sassá, mas o atacante cabeceou a bola por cima do gol. A Raposa foi premiada aos 34'. Aniversariante do dia, Henrique finalizou de fora de área, a bola desviou na cabeça de Thiago Heleno, e entrou próximo do ângulo esquerdo de Santos. 1 a 1. E quando a fase é boa, todo santo ajuda.
Não bastasse o empate, o Cruzeiro teve fôlego para virar o placar no último lance do jogo. Raniel recebeu lançamento de Dedé, conseguiu fintar a marcação em drible de corpo e saiu na cara de Santos. Em finalização precisa, o atacante, que havia substituído Sassá, marcou o segundo gol da Raposa. 2 a 1. Com o resultado garantido, o time de Mano Menezes precisará de um empate para avançar às quartas de final da Copa do Brasil.
ATLÉTICO-PR 1 X 2 CRUZEIRO
Atlético-PR
Santos; José Ivaldo, Pavez e Thiago Heleno; Rossetto, Camacho, Lucho (Bruno Guimarães) e Carleto; Raphael Veiga (Matheus Anjos), Pablo e Bergson (Marcinho). Técnico: Fernando Diniz
Cruzeiro
Fábio; Lucas Romero, Dedé, Leo e Egídio; Henrique e Lucas Romero; Rafinha, Robinho (Mancuello) e Arrascaeta (Rafael Sobis); Sassá (Raniel). Técnico: Mano Menezes
Cartões amarelos: Egídio (Cruzeiro); Bergson, Camacho (Atlético-PR)
Gols: Carleto (aos 40'1ºT), Henrique (aos 34'2ºT) e Raniel (aos 47'2ºT)
Motivo: jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Data e horário: 16 de maio de 2018 (quarta-feira), às 21h45
Árbitro: Pericles Bassols Pegado Cortez (PE/CBF)
Assistentes: Clovis Amaral da Silva (PE/CBF) e Cleberson do Nascimento Leite (PE/CBF)
FONTE: Tiago Mattar /Superesportes
Importante! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.