Escrito por Fábio Willians
Domingo, 19 Agosto 2018 18:53
Classificado às semifinais da Copa do Brasil e perto das quartas de final da Libertadores, o Cruzeiro voltou as atenções para o Campeonato Brasileiro. O objetivo era buscar a reação com apoio da torcida. O técnico Mano Menezes escalou o que tinha de melhor, mas o time celeste não aproveitou a atmosfera positiva e o fato de jogar em casa. O empate por 1 a 1 com o Bahia, neste domingo, no Mineirão, ampliou o jejum de triunfos da Raposa na competição por pontos corridos. Douglas Grolli marcou para os baianos, enquanto Thiago Neves igualou, ambos no segundo tempo.
O Cruzeiro completou a quinta partida sem vitórias neste Brasileiro. O time celeste não ganha desde o triunfo diante do Atlético-PR, no Mineirão, pela 14ª rodada, por 2 a 1. Depois, foram derrotas para Corinthians (2 a 0), São Paulo (2 a 0) e Flamengo (1 a 0), além de empate com o Vitória (1 a 1), no Barradão. A equipe estrelada chegou a 26 pontos e frustrou a torcida, que esperava resultado positivo para reduzir a distância da ponta.
O Bahia, por sua vez, conseguiu um ponto importante fora de casa, já que ainda busca se distanciar da zona de risco. Com 22 pontos, o tricolor da Boa-Terra, dirigido pelo ex-treinador americano Enderson Moreira e que vinha de eliminação na Copa do Brasil, frente ao Palmeiras, está embolado no meio da classificação.
Os dois times enfrentarão representantes gaúchos na rodada seguinte, que abrirá o segundo turno. O Cruzeiro terá a difícil missão de quebrar o jejum de vitórias contra o Grêmio, na próxima quarta-feira, às 21h45, em Porto Alegre. No mesmo dia, às 19h30, o Bahia receberá o Internacional, na Fonte Nova.
O jogo
Mano Menezes mandou a campo uma formação bem ofensiva, com a dupla formada por Barcos e David. Mas a opção por deixar Rafinha como opção no banco de reservas não foi benéfica para o time celeste. O Cruzeiro teve o domínio das ações e tomou a iniciativa, até pelo fato de precisar da vitória em casa. Mas não conseguiu transformar a superioridade em lances perigosos. Tanto que o goleiro Anderson só trabalhou uma vez, em chute de Thiago Neves.
David se movimentou muito pouco, deixou o ataque celeste com poucas opções. E não se aproximou de Barcos para as tabelas na entrada da área. Do lado baiano, a proposta era clara. Não se expor e surpreender os anfitriões em um lance esporádico. Mas o goleiro Fábio pouco trabalhou na etapa inicial, já que os visitantes apostaram em cruzamentos e chutes de fora da área, todos equivocados.
Gols
O segundo tempo foi bem diferente da etapa inicial, já que os dois times foram mais eficientes no setor ofensivo. O Cruzeiro voltou com Rafinha em campo, na vaga de David. Alteração mais do que esperada de Mano, mas que funcionou para aumentar o leque de opções e a movimentação. Lucas Silva arriscou de fora da área e quase marcou. Mas o Bahia se mostrou atrevido e também assustou, obrigando Fábio a trabalhar.
As chances foram surgindo, só que faltava acertar a pontaria. Barcos dominou na área, de frente para o gol, mas isolou. Aos 13, o time baiano abriu o placar. Vinícius cruzou da direita e Douglas Grolli testou para as redes: 1 a 0. Para alívio da torcida, a reação do Cruzeiro foi instantânea. Aos 16, Egídio cruzou na medida para cabeçada certeira de Thiago Neves, que desencantou no Brasileiro: 1 a 1. Animado, o meia-atacante quase virou, em chute que passou muito perto.
A ansiedade da torcida pela vitória no Mineirão era tão grande que, depois de pedidos por Raniel, Mano Menezes sinalizou para as cadeiras explicando que o atacante não estava no banco de reservas. O treinador celeste mexeu, pôs em campo Mancuello e Patrick Brey, renovando as peças. O Cruzeiro ensaiou uma pressão, mas não conseguiu a virada e ampliou o jejum de triunfos no Brasileiro para cinco partidas.
CRUZEIRO 1 X 1 BAHIA
CRUZEIRO
Fábio; Lucas Romero, Dedé, Leo e Egídio; Henrique, Lucas Silva (Patrick Brey); Robinho (Mancuello) e Thiago Neves; David (Rafinha) e Barcos
Técnico: Mano Menezes
BAHIA
Anderson; Bruno, Douglas Grolli, Lucas Fonseca e Léo; Gregore, Elton, Zé Rafael, Élber (Marco Antônio) e Vinícius (Régis); Gilberto (Edigar Junio)
Técnico: Enderson Moreira
Motivo: 19ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Mineirão
Data: domingo, 19 de agosto de 2018
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
Assistentes: Luiz Cláudio Regazone (RJ) e Carlos Henrique Cardoso de Souza (RJ)
Cartões amarelos: Robinho, Henrique (CRU); Gregore, Elton (BAH)
GOLS: Douglas Grolli, 13, Thiago Neves, 16min do 2ºT
Público pagante: 24.367
Renda: R$ 387.435
FONTE: http://bambuinews.com.br
Importante! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.