Escrito por Fábio Willians
Sábado, 17 Março 2018 17:34
Carteira Nacional de Habilitação (CNH) está passando por várias mudanças no Brasil, que vão desde o seu formato até o próprio processo de habilitação e renovação.
Veja o que está previsto para mudar nos próximos meses e anos:
1) Curso para a renovação da CNH
Motoristas vão precisar fazer curso e prova teórica para renovar CNH
A partir de junho, renovar a CNH vai ficar mais complicado com a necessidade de curso de atualização e prova teórica. Com duração de 10 horas/aula, a avaliação deverá ser feita a cada 5 anos. Até então, só era exigido exame médico.
2) Motos e 'cinquentinhas' terão aulas na rua
Quem for tirar a 1ª habilitação para motos (A) ou ciclomotores (ACC), conhecidas como cinquentinhas, terá que fazer aulas e exames nas ruas a partir de junho. Atualmente, os alunos rodam com esses veículos apenas em circuito fechado.
3) Baliza mais difícil
Outra mudança prevista para começar em junho é na prova da baliza, que ficará mais difícil. Os candidatos terão que fazer 2 manobras obrigatórias. Até então, apenas um tipo era aplicado: o modelo ficava a critério do Detran.
4) CNH com chip em 2019
A carteira de habilitação também será modernizada, virando um cartão com chip. Prevista para ocorrer até 1º de janeiro de 2019, a mudança na parte física da CNH vai torná-la em um "cartão inteligente".
5) CNH digital
A versão digital da habilitação deve começar a ser emitida em todo o país a partir de 1º de julho. Ela será opcional e a CNH física continuará valendo. Alguns estados já emitem a versão digital.
OUTRAS MUDANÇAS RECENTES PARA MOTORISTAS:
Pedestres e ciclistas poderão ser multados a partir de abril
Inspeção veicular será obrigatória até o final de 2019
Placas do Mercosul começam a valer em 1º de setembro
FONTE: Por G1
Importante! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.