Escrito por Fábio Willians
Domingo, 31 Março 2019 23:42
Brasil e Israel firmaram neste domingo (31) seis acordos de cooperação entre os dois países em áreas como ciência e tecnologia, defesa, saúde e serviços aéreos. As parcerias foram assinadas em reunião entre o presidente Jair Bolsonaro e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e suas comitivas, durante o primeiro dia visita do presidente brasileiro ao país do Oriente Médio.
Ao firmar as parcerias, o presidente Jair Bolsonaro frisou seu desejo de colocar o Brasil em lugar de destaque. “A questão ideológica deixou de existir no nosso governo. Buscamos ampliar os nossos negócios no mundo todo. Queremos fazer com que o Brasil se aproxime cada vez mais do que há de melhor no mundo”, disse o presidente.
Atos internacionais
Foram firmados quatro acordos relativos a segurança pública, questões relacionadas à ciência e tecnologia, defesa e a serviços aéreos. No que se refere a segurança pública, foi firmada parceria de prevenção e combate ao crime organizado. Com relação à defesa, o intuito é promover a cooperação entre as partes em matérias relacionadas a pasta. No que tange aos serviços aéreos, a intenção é concluir um acordo com o propósito de estabelecer e explorar serviços aéreos entre seus respectivos territórios.
O acordo com o ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações tem o objetivo de fortalecer a cooperação econômica entre os países por meio de aplicações tecnológicas avançadas. Os países irão conduzir pesquisas científicas e tecnológicas conjuntas, desenvolver programas e projetos, bem como fornecer e trocar equipamentos para pesquisa. Essa cooperação permitirá ao Brasil se aproximar ainda mais do seleto grupo dos países que melhor aplicam a ciência, a tecnologia e a inovação na produção de potencial econômico e na melhoria da qualidade de vida para a população.
Atos Interinstitucionais
Também foram firmados dois acordos interinstitucionais, sendo eles relativos ao plano de cooperação na área da saúde e da medicina, entre ministérios da Saúde para os anos 2019-2022, e uma cooperação entre Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e a Autoridade Nacional de Cybersegurança de Israel (INCD) na área de cibersegurança.
FONTE: planalto.gov.br
Importante! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.