Escrito por Fábio Willians
Quarta, 10 Março 2021 11:19
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) aparece na liderança das intenções de voto em pesquisa realizada pelo Instituto Real Time Big Data/CNN sobre as eleições presidenciais de 2022.
O atual chefe do Executivo aparece à frente, com 31% dos votos, 10 pontos percentuais a mais que o segundo colocado, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Este é o primeiro levantamento divulgado após a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin de anular as condenações de Lula na operação Lava Jato, o que torna o petista elegível para as próximas eleições.
Atrás de Bolsonaro e Lula, há um empate técnico no terceiro lugar entre quatro candidatos:
Sergio Moro (sem partido) – 10%
Ciro Gomes (PDT) – 9%
Luciano Huck (sem partido) – 7%
João Doria (PSDB) – 4%
João Amoêdo (Novo) e Marina Silva (Rede) também empatariam tecnicamente no terceiro pelotão. Amoêdo registou 2% das intenções de voto e Marina Silva somou 1%.
Votos brancos e nulos somam 12%, enquanto 3% disseram que ainda não sabem como irão votar ou não responderam.
Segundo turno
Em um eventual segundo turno entre os candidatos que lideram a pesquisa, Bolsonaro e Lula, a pesquisa estimulada registrou 43% das intenções de votos para o atual presidente, e 39% para o ex-presidente Lula, o que significa que eles estão empatados tecnicamente.
Nesse cenário de segundo turno, votos brancos e nulos somam 15%. Já 3% dos entrevistados não sabem ou não responderam essa etapa da pesquisa.
A pesquisa ouviu 1.200 pessoas de todo o Brasil. A margem de erro é de três pontos, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
A metodologia adotada foi a quantitativa, realizada via abordagem telefônica, com entrevistadores humanos. Não foi informado o período em que a pesquisa foi aplicada.
FONTE: CNN Brasil
Importante! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.